quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Vera Lopes denuncia falta de vacina contra tétano

Médica pediatra, a vereadora Vera Lopes (PPS) alerta sobre a falta de vacina e soro antitetânicos nas urgências dos hospitais da cidade. Segundo a parlamentar, um paciente está em vida vegetativa depois de ter sofrido um acidente de moto e contraído tétano. "É inconcebível que uma pessoa sofra um acidente grave, faça uma cirurgia, vá para casa e volte para o Hospital Oswaldo cruz por ter sido acometido de tétano, nos d ias de hoje. Ter a vacina e o soro é um dever de todas as urgências. Pela ausência dela, estamos deixando jovens em período produtivo numa vida vegetativa".
 
A parlamentar repercutia matéria publicada em jornal do Recife, este final de semana, sobre o aumento de casos de tétano acidental nos últimos quatro meses em Pernambuco. De acordo com a reportagem, dez adultos deram entrada no Oswaldo Cruz com a doença, todos do sexo masculino e em estado grave. Um morreu e outros ficaram com seqüelas que causam limitações irreversíveis. Em 2008, o hospital atendeu 22 casos de tétano acidental e em 2009, 16. Os médicos da unidade estão surpresos com os dez casos em apenas quatro meses.

A vereadora disse ainda que pretende visitar, ainda esta semana, as principais urgências da cidade para averiguar de perto a situação e que dará entrada em um projeto de lei para obrigar os hospitais a disponibilizarem a vacina contra tétano, que é aplicada gratuitamente nos postos de saúde do município e tem validade de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário