quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vera Lopes cobra cumprimento da lei das macas

Recentemente, o Poder Executivo sancionou a lei 17.636/10, que proíbe a retenção em hospitais de macas das ambulâncias dos serviços públicos, a exemplo do Samu. Autora da proposta, a médica e vereadora Vera Lopes (PPS) denunciou, nesta terça-feira, 14, durante a sessão plenária, que a lei, embora aprovada, não está sendo cumprida. "O Samu faz o transporte do paciente até a unidade de saúde e, quando não há leitos, a maca da ambulância fica retida, impedindo que ela retorne às bases para fazer outros atendimentos", contou Vera.

Vera Lopes cobra cumprimento da lei das macas

Ela disse que esta semana o caso voltou a acontecer com uma ambulância da UPA do Curado, que ficou retida por seis horas no Hospital da Restauração. "Questionamos o diretor do HR e ele disse que reter a maca é um direito do hospital, que não pode colocar o paciente em cima de um lençol. Então temos que fazer uma nova lei para que os pacientes tenham direito a um leito no hospital", sugeriu a parlamentar.

Vera Lopes pede que a Câmara tome uma posição e faça a lei ser cumprida. "Isso não pode acontecer no Recife, um polo médico, com unidades importantes, que não têm meio para socorrer os doentes. Não adianta fazer hospitais de fachada e não dar dignidade a estas pessoas. Macas de ambulância não são leitos de hospital", alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário