quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FIQUE LIGADO



.PRECAUÇÃO NA VOLTA
ÀS AULAS É IMPORTANTE


A volta às aulas está chegando e, com isso, milhares de crianças e adolescentes da Capital pernambucana começarão o ano letivo se deslocando diariamente para as suas instituições de ensino. Neste período do ano, independente de ser de carro ou a pé, para ir às escolas, medidas são indispensáveis para garantir que a ida e a volta dos estudantes contenha um mínimo de segurança.

Dados do Ministério da Saú­de, em 2007, apontaram que 2.134 crianças morreram vítimas de acidentes como atropelamentos e acidentes no qual elas estavam na condição de passageiras. Diante da dura realidade apresentada, tomar certas precauções, principalmente na contratação de transporte escolar, é a maneira mais coerente para reduzir ou evitar o cenário pelos próximos anos.

"Em primeiro lugar, os pais devem conhecer o motorista que eles estão contratando. De­pois de contratar o serviço, eles devem observar se o veículo foi vistoriado pelo Detran. No parabrisas, o veículo precisa apresentar o selo que informa se ele foi vistoriado. Outra questão é saber se os conduto­res têm o curso de transportador escolar", comentou o ges­tor de Registro de Veículos do Detran-PE, Eronides Bezerra.

Observando atentamente as considerações de Eronides, a bancária Jaqueline Cabral de Melo, 46, acrescenta que toma certos cuidados para evitar que algo de mau aconteça na hora de deixar a filha Camila Cabral, 13, na escola.

"Procuro saber das mães sobre os motoristas. Eu também, durante o ano, pego uma carona com o motorista para saber se ele corre muito, se avança o sinal e se espera o aluno entrar na escola. Me preocupo muito com a pessoa que vai dirigir a condução e o tipo de veículo que ela tem", destacou.

Com dois filhos estudando longe de casa, a dona de casa Lidia Gomes, 34, explica que as boas condições oferecidas pelos condutores escolares lhe deram mais segurança com o passar dos quatro anos em que utiliza o serviço.

"O transporte escolar dado pela escola dos meus filhos é super seguro. Existem babás que cuidam das crianças, os motoristas têm o curso de condutor, não correm muito e são bastante gentis. Os ônibus não são lotados e as crianças ficam sempre com os cintos e em cada poltrona", destacou.

Para fazer denúncias sobre os condutores de transportes escolares que estão dirigindo de forma irregular, o Detran-PE ofe­rece serviços de ouvidoria pelo site www.detran.pe.gov. br/ou­vidoria ou pelo telefone 3453.1514. ( Da Folha Online )


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário