domingo, 8 de agosto de 2010

ELEIÇÕES 2010

 
SERVIÇO DO GOOGLE AUXILIA OS ELEITORES



Gigante da internet lança página desenvolvida especialmente para os eleitores brasileiros. Nela é possível conferir dados dos candidatos, agendas de campanha e até o histórico de pleitos passados

Jacques Waller

jwaller@jc.com.br


ma central eletrônica para quem quer se manter atualizado sobre tudo que diz respeito às eleições e, o que é melhor, com apenas um clique. É o Google Eleições 2010, site montado pela gigante da internet especialmente para os eleitores brasileiros. Nele, é possível conferir dados referentes a todos os candidatos, ter acesso a agendas e até ter uma ideia de como anda a curiosidade dos eleitores do País.


Logo na página inicial, o usuário tem acesso a um link para a galeria de vídeos das eleições. Logo abaixo, há um mapa com a agenda de cada um dos candidatos à Presidência da República. Dá para saber o local e o assunto de cada visita dos candidatos Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Também é possível conferir por onde os presidenciáveis passaram e, clicando nos pontos indicativos, o internauta pode conferir reportagens e vídeos das visitas.


No canto direito da tela estão os links para notícias relacionadas às eleições. Também consta uma das propriedades mais interessantes do site, o histórico das eleições desde 1994. O usuário pode navegar pelos resultados das eleições para governador e presidente dos últimos 16 anos. Basta selecionar o ano e o cargo para ver a distribuição dos resultados de cada pleito.

Por exemplo, é possível ver que, em 1994, quem ganhou as eleições em Pernambuco foi o PSB, um dos dois únicos Estados que a legenda conquistou.


No mesmo ano, mudando a guia para presidente, o mapa fica totalmente dominado pelo PSDB, cujos resultados só não foram favoráveis ao seu candidato no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul. Uma ferramenta curiosa é o monitor de pesquisas, logo abaixo do mapa. A tela exibe um perfil das pesquisas realizadas no buscador Google pelos nomes dos candidatos. Também é possível obter resultados de buscas vindas de outros países.


Na seção de vídeos, uma parceria do Google Brasil com a emissora de TV aberta Bandeirantes, o eleitor internauta pode enviar perguntas aos candidatos, através uma ferramenta no próprio site. As mais interessantes serão exibidas, todas às quartas-feiras, no programa Band Eleições.

» serviço – www.google.com.br/eleicoes2010


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário