A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta quinta-feira uma estratégia para reduzir o consumo nocivo das bebidas alcoólicas, em particular por parte dos jovens, e que defende a restrição da publicidade e o aumento dos preços das bebidas. O texto foi aprovado por 193 países membros da OMS, que realiza esta semana sua Assembleia Geral em Genebra. "O objetivo é reforçar os esforços nacionais em favor da proteção das populações em risco, os jovens e as pessoas vítimas do consumo nocivo de outros", afirma o documento. A OMS ressalta as consequências socioeconômicas dramáticas do que chama de "praga", que provocou em 2004 a morte de 2,5 milhões de pessoas no mundo, entre elas 320.000 jovens com idades entre 15 e 29 anos. A estratégia, que os governos não são obrigados a adotar, insiste no impacto da publicidade, o papel dos preços das bebidas alcoólicas e na prevenção do consumo entre os motoristas. A OMS propõe o reforço da regulamentação sobre o conteúdo e o volume da publicidade. O texto também considera necessário utilizar os preços das bebidas para conter o consumo. Propõe, entre outras medidas, a "aplicação de um sistema nacional de impostos específicos para o álcool, acompanhado de um sistema de repressão eficaz". (Da Agência France Press) |
quinta-feira, 20 de maio de 2010
OMS ATUA PARA QUE JOVENS REDUZAM CONSUMO DE ÁLCOOL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário