sábado, 8 de maio de 2010

Enfermeiros querem jornada de 30 horas


Profissionais e estudantes de enfermagem fazem mobilização, nesta sexta-feira (07), para cobrar agilidade na aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a jornada de trabalho da categoria em 30 horas semanais. 

O ato - organizado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE) acontece a partir das 13h, em frente ao Conjunto Habitacional 3 da Via Mangue, que será inaugurado com a presença do presidente Lula e do governador Eduardo Campos, entre outras autoridades.
Munidos de faixas, cartazes e apitos, os profissionais da categoria prometem um ato pacífico, mas "barulhento". Desde o final de 2009, o Projeto de Lei (PL) 2295/2000 - que trata da regulamentação da jornada de trabalho dos enfermeiros - aguarda votação pelo Plenário da Câmara Federal.
"Aproveitaremos a presença do presidente e demais autoridades para sensibilizar os políticos (governantes, deputados, vereadores), gestores, profissionais de saúde e a população em geral, a fim de obter aprovação do referido PL, uma das maiores bandeiras da categoria em todo o País", afirmou a diretora do SEEPE, Vera Lúcia Leite.
De acordo com a diretoria do SEEPE, a jornada superior a 30 horas semanais compromete a saúde do trabalhador e diminui a qualidade dos serviços por ele prestado, expondo profissional e paciente a riscos muitas vezes irreparáveis, como acidentes de trabalho.
"Somos a maior força de trabalho na Saúde e enfrentamos, diariamente, dupla ou tripla jornada laboral, o que gera desgaste físico e psicológico. Por isso, exigimos jornada compatível, que propicie um melhor desempenho desses profissionais", ressaltou. (Informações do JC Online)
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário