quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TRÂNSITO DO RECIFE

VERA LOPES VISITA A CTTU E ABRE

A DISCUSSÃO SOBRE O CAOS NO TRÂNSITO

O caos no trânsito do Recife chegou a tal ponto que agora já é tema colocado em discussão pela vereadora Vera Lopes na Câmara Municipal. Para ver o tamanho do problema, a vereadora teve uma audiência, nesta terça-feira, com a presidente da CTTU  ( Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife ) Maria de Pompeia, e soube das limitações extremas com que esta empresa municipal vem enfrentando o problema. O efetivo total dos agentes de trânsito, hoje, é de apenas 297, mas só 100 deles estão nas ruas, porque a maior parte está de férias ou licença.

A diretora da CTTU garantiu à vereadora que, em dois meses, será publicado um edital de concurso para contratação de mais agentes. A vereadora, sabendo essa limitação do efetivo, a saída é a realização de concurso público imediato. Enquanto isso, nem a operação Volta às Aulas, iniciada no dia 1 de fevereiro, consegue ser realizada como deve. É feita em dias e horários alternados. Com isso, a segurança nas ruas está seriamente comprometida, constata Vera Lopes. Alem disso, ao ser indagada sobre a possibilidade de a CTTU aplicar o sistema de rodízio no trânsito do Recife (proibição da presença de 20% de veículos, diariamente, nas ruas e avenidas, alternadamente conforme o número final da placa do veículo), a presidente da CTTU disse que para o Recife esta solução está descartada.

Por que?  Porque, para o Recife, seria um paliativo, apenas. Com a alternância, São Paulo e Rio de Janeiro não resolveram o caos no trânsito.

A vereadora quis saber se a CTTU pensa em aplicar recursos oriundos das multas para promover a educação de trânsito nas escolas, em nome da formação dos futuros cidadãos. A presidente da Companhia concordou que isso é necessário e que é preciso investir muito mais daqui para frente. Vera Lopes se colocou à disposição da Companhia para ser a ponte entre a CTTU e as escolas municipais. 

Entre as intervenções ainda a serem feitas pela CTTU, segundo a presidente Maria de Pompéia, está a de acabar com todos os retornos diretos da avenida Agamenon Magalhães ( curvas de retorno ), com exceção do retorno que atende o ingresso e saída do Hospital da Restauração. Outra intervenção em estudo é no trânsito de Boa viagem. A CTTU pretende alterar a faixa de ônibus na pista esquerda da avenida Domingos Ferreira. Essa intervenção será feita só depois que estiver concluída a Via Mangue, adiantou a presidente da CTTU.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário