sexta-feira, 16 de julho de 2010

LANÇAMENTO



LIVRO RELATA A FASE FINAL DA DITADURA



 SÉRGIO Augusto reúne reportagens em 500 páginas
Reportagens formam um resgate de dez anos da história política do País, no livro "A Ditadura Jogada no Lixo", mostrando, em 500 páginas, o auge da ditadura militar até o período de transição democrática. A obra do jornalista Sérgio Augusto Silveira foi lançada ontem, no restaurante Banquete, em Santo Amaro, e já é a quinta obra de sua autoria. Em noite prestigiada por colegas, políticos e líderes partidários, Sérgio autografou exemplares da obra e conversou com os amigos.

O escritor explica que sempre manteve um arquivo de recortes das suas matérias publicadas e que foi com esse material que produziu o livro. "Penso que este material não podia ficar só comigo, gosto de transferir para algo além, porque, quando se publica algo, há de se pensar que se trata de um documento. Para organizar tudo foram dois anos. São matérias publicadas de 1975 a 1985, onde se encerra com a eleição de Tancredo Neves presidente", explicou Sérgio. Ele afirmou, ainda, que, no início de cada relato, há um pequeno texto explicativo sobre a situação política e cultural na qual os fatos ocorreram.

Dentre os que prestigiaram a noite, o vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz (PT); o presidente estadual do PMN, Sílvio Barbosa; o presidente estadual do PMDB, Dorany Sampaio; o jornalista Marcelo Mário de Melo e o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. Os últimos dois escreveram, inclusive, a orelha e o prefácio do livro, respectivamente.

Lyra avaliou a obra como um diferencial nos registros históricos sobre os anos de chumbo. "O livro tem histórias muito importantes, fatos desconhecidos, de importância fundamental para o relato de um período onde poucas pessoas hoje relembram ou falam. A juventude brasileira desconhece o que foi o regime militar, não tem ideia e toda a narrativa faz parte do contexto", avaliou o ex-ministro, que conheceu o jornalista em seu início de vida profissional.

Sérgio iniciou sua carreira como correspondente da Veja, em Manaus, depois como repórter do Diário de Pernambuco, colunista do Jornal do Commercio e, posteriormente, editor da Folha de Pernambuco. Atualmente ele é responsável pela assessoria de imprensa da vereadora Vera Lopes (PPS).( Por Beatriz Galvez, da Folha )

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário