quarta-feira, 14 de julho de 2010

KITS PARA DIAGNÓSTICO CHEGAM AO INTERIOR

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) enviou, nesta terça-feira (13), 500 kits de diagnóstico e tratamento de esquistossomose para III Gerência Regional de Saúde que atende os municípios de Palmares, Primavera, Barreiros, Água-Preta, cidades atingidas pelas chuvas no Estado.

O kit contém material para realizar até 100 exames e mil comprimidos para o tratamento da doença, o quantitativo é necessário para atender a primeira demanda dos dignósticos positivos.

Nesta quarta-feira (14), a SES também iniciará um treinamento sobre a doença com os profissionais de saúde da região. A Zona da Mata Sul do Estado é uma área que possui uma incidência do caramujo, portador do verme causador da esquistossomose.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Esquistossomose da SES, Bárbara Morgana, com as chuvas, é provável que os caramujos, que tem hábitos aquáticos e são encontrados nas margens de rios e lagos, se espalharam e as pessoas possam ter tido contato com a água infectada.

Em 2009, 3.041 casos foram registrados nos municípios da Zona da Mata Sul. Em Pernambuco, 200 óbitos da doença ao ano são computados.


ESQUISTOSSOMOSE- O diagnóstico da doença pode ser difícil já que a esquistossomose pode ser assintomática. Dentre os sintomas possíveis, está a sensação constante de estômago cheio, perda de peso, vômitos e diarréia, que podem conter sangue. Além disso, pequenas feridas com coceira podem surgir. A doença, na sua forma crônica, pode agredir o fígado e o baço, que aumentam de tamanho. Os ovos do verme também podem atingir o coração e cérebro. ( Do JC Online)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário