quinta-feira, 22 de julho de 2010

IGREJA CATÓLICA QUER VOTO CONTRA DILMA


Apesar de se declarar neutra no processo eleitoral, a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) publicou em seu site um texto, assinado por dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo de Guarulhos (SP), que conclama cristãos a não votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente.

O documento, publicado na segunda-feira, acusa o PT de "usurpar" assuntos da Igreja, por defender a descriminalização do aborto e, portanto, desrespeitar o direito à vida e tornar "perigosa" a liberdade religiosa no País. Dessa forma, justifica sua intervenção nas eleições e o boicote à petista.


Apesar de Dilma se distanciar das propostas "radicais" ou polêmicas de seu partido, ela defende tratar o aborto como questão de "saúde pública", não de religião ou foro íntimo. Dessa forma, apoia a melhoria de condições para a realização do aborto legal, mas evita dar opinião sobre o projeto de descriminalização. Além disso, ela busca ativamente o apoio político dos setores católico e evangélico. Questionada sobre suas crenças, Dilma tem dito que acredita em "uma força maior" e que respeita todas as religiões.


"Recomendamos a todos os verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não deem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais 'liberações', independentemente do partido a que pertençam", diz o texto, também está publicado no site da Diocese de Guarulhos. Dom Luiz Gonzaga está em retiro até a próxima semana e não pode conceder entrevista.


"Na condição de Bispo Diocesano, como responsável pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural, denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus, como o suicídio, o homicídio e o aborto, pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano completamente incapaz de se defender", diz o artigo.  ( Informações com base no site da CNBB)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário