quarta-feira, 1 de junho de 2011

VERA LOPES MOSTRA FALHAS DA SAÚDE NO PROGRAMA DE SAMIR ABOU HANA

A batalha da Doutora Vera Lopes pela melhoria das condições de saúde da população do Recife marcou o debate no programa do radialista Samir Abou Hana desta terça-feira, dia 31, na Rádio Planalto 950 AM. Constatando que a gestão do prefeito petista está de mal a pior, a vereadora, na abertura do programa – que foi ao ar das 10 às 11 horas da manhã – denunciou a escandalosa falta de leitos na rede municipal. Ela participou do programa ao lado do ex-secretário de Segurança Pública de Petrolina, Murilo Cavalcanti, e do advogado Carlos Pinto Neto – cada um expondo idéias dentro de suas respectivas especialidades.

Em seguida, depois de ter elogiada sua atuação na Câmara do Recife, por parte do apresentador Samir, Vera Lopes confessou que, realmente, gosta de ser vereadora, sendo hoje líder da bancada de oposição e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara. Samir havia ressaltado, de início, a disposição de Vera Lopes que, mesmo tendo assumido a vereança, não deixou seu intenso trabalho como médica pediatra plantonista em vários hospitais da Região Metropolitana. Não abandonou sua missão de cuidar das crianças que precisam de cuidados médicos. Essa disposição, segundo Samir, é digna do maior respeito.

O programa foi excelente oportunidade para Vera Lopes revelar coisas absurdas que ocorrem na saúde de nossa capital. “Hoje praticamente não temos leitos de UTI nos hospitais”, denunciou ela, dando como exemplo disso a Policlínica do Ibura, à qual a vereadora visitou recentemente, como vice-presidente da Comissão de Saúde.

Outra coisa que a deixa revoltada é a decisão da Prefeitura em não comprar remédios básicos para o tratamento dos doentes e que custam bem barato aos cofres municipais. Outra coisa, disse ela no programa de Samir, é a ausência de um equipamento indispensável, que é o desfibrilador – para a reanimação do paciente.

“Nos PSF – Postos de Saúde da Família – há falta de médicos, que foram deslocados para as UPAs. Com a atenção básica aos PSFs, as urgências nos hospitais iriam desafogar”, disse Vera Lopes. Ela informou, no programa, que é autora de diversos projetos não só na área de saúde, a exemplo dos seguintes: a não retenção de macas, as quais são transformadas em leitos nos hospitais; o projeto, já sancionado, que combate a prática do bullying nas escolas; o projeto que proíbe a cobrança por estacionamento nas áreas dos shoppings centers e demais estabelecimentos comerciais do Recife. Enfim, iniciativas da vereadora que o apresentador Samir Abou Hana aplaude e vem acompanhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário