terça-feira, 5 de julho de 2011

ITAMAR FRANCO É UM GRANDE EXEMPLO E ESTARÁ SEMPRE EM NOSSA LEMBRANÇA


O falecimento do senador Itamar Franco (PPS) está sendo visto como uma grande perda para o partido. Logo que soube do falecimento do ex-presidente da República, a vereadora Doutora Vera Lopes exaltou o papel que este político mineiro desempenhou no cenário nacional. Com emoção e lembrando passagens da atuação de Itamar Franco, a vereadora falou desse falecimento nos seguintes termos:


Neste momento todos nós, pernambucanos e brasileiros, estamos de luto e com uma grande perda em razão do falecimento do ex-presidente da República e senador Itamar Franco. A grande perda é sentida pelo nosso partido, o PPS, do qual Itamar Franco era membro desde 2009, após aceitar convite do presidente nacional de nossa legenda, deputado Roberto Freire. A contribuição deste político honesto e fiel aos princípios da ética foi decisiva para que o Brasil se livrasse da hiperinflação de dois dígitos mensais, que liquidava a economia nacional e empobrecia a população.

Neste momento de luto devemos lembrar que foi o presidente Itamar Franco quem deu aos brasileiros a maior alegria ao levar a sério e aplicar, sem concessões, o Plano Real, implantado em 1° de julho de 1994. Com o Real, Itamar conseguiu o que muitos não acreditavam na época, ou seja, acabar com a hiperinflação, baixando-a de 46 para 6 por cento ao mês. Esta foi sua grande vitória, dando uma lição de confiança aos mais pessimistas.

Itamar Franco é eleito senador pelo PPS em 2010, fato que foi interpretado como um reconhecimento do valor deste grande brasileiro por parte do eleitorado de Minas Gerais, Estado no qual viveu e começou na política. E também como reconhecimento do valor do nosso partido no cenário nacional. Revendo a História recente da política brasileira, lembramos que Itamar Franco, em seu segundo mandato de senador, foi um grande aliado das forças democráticas que elegeram Tancredo Neves para presidente da República em 1985, ajudando a colocar um fim ao regime ditatorial. Em 1987, Itamar Franco participa da instalação e dos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte. No ano seguinte, ocupa a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou as denúncias contra o governo de José Sarney.

Seguindo sempre o rumo da ética, Itamar Franco afasta-se do governo de Fernando Collor, o qual foi expulso da Presidência da República por improbidade em 1992. Este e demais gestos do grande Itamar Franco nestes últimos 25 anos do Brasil redemocratizado fizeram com que nós, do PPS, o admirássemos mais e mais, dando a ele toda nossa colaboração. Tê-lo como membro do nosso partido foi e continua sendo nosso grande orgulho. Itamar Franco será sempre um exemplo para todos nós. E estará para sempre em nossas lembranças. Viva Itamar Franco!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário