sexta-feira, 22 de julho de 2011

PROJETO DE LEI CRIA A SEMANA DA MOBILIZAÇÃO PELA DOAÇÃO DE MEDÚLA ÓSSEA

A doação de medula óssea deverá ser incentivada o Recife para superar a crítica falta desse atendimento aos que precisam. Já foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Recife, parecer 256/2011, o projeto de lei n° 77/2011, da auria da vereadora e médica Dra. Vera Lopes, que institui a Semana de Mobilização Municipal para Doação de Medula Óssea - que ocorrerá anualmente de 01 a 06 de outubro. Ao longo da Semana de Mobilização serão desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação e à captação de doadores.

A vereadora explica que o foco é esclarecer e mobilizar o doador voluntário que tenha compatibilidade sanguínea de tal forma que não tenha prejuízo à própria saúde com tal doação. "O transplante de medula óssea é indicado para pacientes que sofrem de leucemia, linfomas, anemias graves e imunodeficiências congênitas, além de outras 70 doenças ligadas ao sistema sanguíneo e imunológico", assinala a doutora Vera Lopes, acrescentando: " Há doenças como essas referidas cujo principal problema localiza-se na ausência de solidariedade. Por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, mais fácil será encontrar um doador compatível, e assim salvar vidas".

Para essa mobilização, a campanha por doações devem envolver órgãos públicos e entidades privadas, que deverão orientar sobre como e onde se cadastrar, sobre a importância da doação e sobre o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Para se cadastrar, a pessoa deve apresentar documento oficial de identidade, com foto, e preencher o formulário de cadastramento. Com essa iniciativa, que deverá ser entendida e aceita pelo Executivo Municipal, a vereadora e médica Vera Lopes espera superar a falta de doações nessa área fundamental para a saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário