sexta-feira, 22 de julho de 2011

PROJETO DE VERA LOPES ESTABELECE QUE OS CONDOMÍNIOS FAÇAM COLETA SELETIVA DE LIXO

Os condomínios, no Recife, com 20 ou mais unidades autônomas deverão fazer a coleta seletiva de lixo. É o que estabelece o projeto de lei de autoria da vereadora Dra. Vera Lopes, na Câmara Municipal do Recife, onde já teve pareceres favoráveis das comissões de Finanças e Orçamento (parecer 175/2011) e de Meio Ambiente (parecer 276/2011). Pelo projeto, essa obrigação deve ser incluida dentre os requisitos administrativos para a concessão do "habite-se", incluido um plano para coleta de lixo e instalação padronizada das lixeiras. Os condomínios já constituídos terão dois anos, a partir da promulgação da lei municipal neste sentido, para adequarem-se aos novos requisitos municipais.

"A questão da utilização dos recursos naturais do planeta não é uma questão econômica nem estratégica. É, sim, uma questão de sobrevivência da espécie humana, a qual encontra-se num momento definidor. Precisamos tomar atitudes enérgicas já. Caso contrário não teremos, no futuro, outra chance de sobrevivência", explicou a vereadora Vera Lopes, lembrando que essa é uma questão mundial e não só brasileira. Seu projeto de lei estabelece, ainda, que tal obrigação deverá constar de toda convenção dos condomínios, a qual deverá incentivar e divulgar junto aos moradores a necessdidade de cada um fazer sua própria seleção de lixo - papel, papelão, metal, vidro, plásticos e orgânicos. À Prefeitura caberá regularizar a coleta de lixo seletiva criando um sistema integrado entre o Município e a sociedade civil. A expectativa do projeto de lei é que sejam atraídas as ONGs, emp´resas privadas, associações diversas e até catadores, todos ligados ao sistema único de coleta.

"São de pequenas atitudes que nascem as grandes soluções. Recife pode ser um modelo a ser copiado pelo mundo. O sucesso desse projeto pode ser replicado indefinidamente", salientou a vereadora Vera Lopes, exemplificando em seguida: "O ato de reciclar uma pequena lata, por vezes não é bem dimensionado pelo cidadão comum. Ao reciclar uma lata, além da questão do reaproveitamento, também evita que mais metal seja retirado do solo. Recife tem a chance, a vontade política e os instrumentos para construir um projeto modificador. o cidadão já está consciente dos problemas ambientais, mas, por vezes, não sabe como contribuir nessa luta".

A partir dessa iniciativa para a coleta seletiva de lixo por parte dos condomínios, espera a vereadora, uma nova e positiva situação pode estar sendo criada. Isso em nome da própria sobrevivência de nossa sociedade.

Seguem algumas iniciativas importantes da vereadora Doutora Vera Lopes, em favor da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário