sexta-feira, 27 de maio de 2011


A educadora Rosa Amélia Muniz Emery Carneiro, a qual recebeu um ramalhete de flores entregue por Amanda Lúcia Vieira Fernandes, filha da vereadora e estudante deste Colégio.






Depois, os presentes assistiram, em telão, o DVD produzido pela direção do Colégio mostrando a história desta instituição de ensino.

A diretora Rosa Amélia, em discurso, mostrou o que foi e está sendo a missão do Colégio Santa Maria ao longo de cinco décadas e meia voltado para a formação dos jovens. “Em 1956 a educadora Maria das Dores iniciou a missão do nosso Colégio, com o olhar norteado para uma filosofia humanística, com um programa pedagógico diferenciado, focado em uma convivência respeitosa e com o sentimento de brasilidade”, disse a diretora, emocionada com a homenagem. Salientou o papel da sua instituição lembrando das necessidades por que passa o Brasil, onde ainda existem 16 milhões de analfabetos.

“É urgentíssimo que todos nós atuemos por um Brasil melhor. Todos, juntos, nesta campanha”, salientou a diretora Rosa Amélia, que a importância da iniciativa de Vera Lopes para a concretização deste objetivo nacional. “Este é um momento que ficará eternamente em nossos corações. Abracemos, juntos, esta instituição, e que Nossa Senhora nos ilumine, e que Deus nos proteja a todos!”.

Em seguida, ingressou no plenário o Coral do Colégio Maria, formado por alunos e alunas de idades variadas, uniformizados e sob a direção da maestrina Lucivanda Souza. Com suas vozes afinadas, o Coral causou profunda emoção a todos ao apresentar temas musicais conhecidos de todos e bem escolhidos. O Coral abriu o concerto com a música sacra “Ave Maria”, do músico italiano Mascane, toda cantada em latim. Seguiu-se a valsa francesa “Le bruit de vages”, o samba “Chiclete com banana” do sambista Jackson do Pandeiro, e o tema “Se todos fossem iguais a você”, do poeta Vinícius de Morais.

Na sequência, os alunos do Coral fizeram homenagem à diretora Rosa Amélia e à Doutora Vera Lopes, entregando a esta um belo ramalhete de flores, sob os aplausos de todos. Encerrando a sessão solene, o vereador presidente da Câmara, Jurandir Liberal, mostrou-se muito satisfeito e até emocionado, dirigindo-se a todos e em especial a Vera Lopes: “Vereadora, sua iniciativa foi brilhante!”. Ao final, os participantes da solenidade foram para o Salão Nobre da Câmara, onde participaram de um animado coquetel.

Discurso da Vereadora Dra. Vera lopes.

HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA MARIA

Senhor presidente da Câmara Municipal do Recife, Senhores Vereadores, Senhores professores, senhores pais e alunos do Colégio Santa Maria, demais autoridades presentes,

Inicialmente é importante lembrar a trajetória porque passou esta instituição de ensino. No dia 8 de fevereiro de 1956 a sociedade pernambucana recebia um importante e abençoado reforço na sua área educacional, com a inauguração do Colégio Santa Maria em nossa cidade, com a celebração de uma santa missa pelo então Arcebispo Dom Antonio de Almeida Moraes Júnior da Diocese de Olinda e Recife. A iniciativa, fruto dos esforços e preocupação educacional por parte da eminente e brilhante Educadora Maria das Dores Muniz de Melo. Em 1960 foi lançada a pedra fundamental para a construção do prédio que hoje é a sua sede na rua Padre Bernardino Pessoa no bairro de Boa Viagem.

Em 1962 pela Portaria 528 de 20/07/1962 foi autorizada a transferência da sede do Ginásio Santa Maria. Em 2001 foi concretizado mais um sonho da Educadora Maria das Dores Muniz com a fundação da Faculdade Santa Maria, onde inicialmente foram colocados os cursos de graduação em Administração Geral e Sistemas de Informação, sem perder o foco na qualidade dos serviços prestados a Cidade do Recife na área educacional o Santa Maria mais uma vez demonstrou sua capacidade de investir na melhoria da saúde e qualidade de vida de seus alunos inaugurando mais uma quadra poliesportiva no seu complexo de educação física.

Esta instituição ao longo das décadas mantém-se jovem e dinâmica sem perder de vista a filosofia que inspirou sua criação, ou seja, desenvolver o amor pelo saber base de todo projeto cultural e de todas as ramificações profissionais.

O colégio Santa Maria está sintonizado com nosso tempo,voltado para o futuro, sem deixar de preservar suas raízes e o conjunto de experiências que acumulou no decorrer da educação em nosso Brasil. De acordo com o espírito enriquecedor de sua orientação filosófica e pedagógica o Colégio Santa Maria investe profundamente nas possibilidades que o aluno tem diante de si somando tradição com inovação.

Como instituição respeitada devida a sua inabalável seriedade o Santa Maria estabelece metas a serem trabalhada ao longo do ano letivo as quais dão sentido a sagrada missão educativa ou seja a missão mais difícil e ao mesmo tempo a mais útil de todas as que movem a nossa sociedade, hoje dirigido com muita competência pela educadora ROSA AMÉLIA MUNIZ EMERY CARNEIRO.

Esta homenagem ao Colégio Santa Maria o faço também como cidadã que confiou a formação dos meus filhos a partir do Maternal até a data presente, nele meu filho Fernando Henrique concluiu o ensino fundamental e médio, hoje cursa direito na Universidade Católica. E também minha filha Amanda Fernandes que começou no ensino fundamental e agora está cursando o ensino médio.

Agradecemos, todos nós pernambucanos, o benefício que neste mais de meio século nos proporcionou essa exemplar instituição, nos dando ensino de qualidade mostrando o caminho do bem, do amor ao próximo e principalmente a Deus e a Virgem Maria.

Como representante do povo recifense saúdo e parabenizo a todos que fazem com orgulho o Colégio Santa Maria, Parabéns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário