quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMISSÃO DE SAÚDE VÊ O MAU ESTADO DA POLICLÍNICA ARNALDO MARQUES NO IBURA

Integrante da rede hospitalar do Recife, a Policlínica Arnaldo Marques - no Distrito Sanitário VI, bairro do Ibura - está em situação péssima tanto no atendimento aos pacientes quanto para a acomodação profissional dos médicos e enfermeiros. Esta foi a constatação dos vereadores Dra. Vera Lopes (PPS), que é pediatra plantonista, Luiz Eustáquio (PT) e Jadeval de Lima (PTN), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, ao visitarem esta Policlínica após serem informados dos problemas enfrentados por esta unidade de saúde. A visita foi feita no dia 24 pela manhã. Logo ao chegarem, os vereadores perceberam, na sala de enfermagem, a total falta de higiene e de equipamentos. Enfermeiras informaram que há falta de médicos. Assinalaram que, depois do surgimento das UPAs, policlínicas como esta do Ibura foram desprezadas pelo poder público.

Os vereadores da Comissão de Saúde souberam que esta Policlínica é o local para onde chegam centenas e centenas de pacientes vindos não só do Recife, mas de diversos municípios da Região Metropolitana e até do Agreste. Portanto, está sobrecarregada e sem condições de atendimento. Jaíze, filha de um senhor internado na Policlínica, informou que seu pai não está tendo nem condições de atendimento nem acomodação como paciente. No setor pediátrico, atendido só por dois pediatras, pacientes infantis correm perigo de cair das camas em que estão, já que estas foram colocadas em situação tal que podem desabar no chão.

Na sala de urgência, a enfermeira fiscal Kátia Sales mostrou aos vereadores as portas quebradas. A integrante da direção financeira da unidade, Ivanize Souza, também acompanhou Vera Lopes, Luiz Eustáquio e Jadeval de Lima ao longo da visitação. A técnica de enfermagem Tereza Seabra, que trabalha na Policlínica há 16 anos, garantiu que a direção da casa vive pedindo mais médicos e outras necessidades, mas "ficam dizendo que não existem recursos para isso". Ela prometeu que vai reclamar direto ao secretário de Saúde.

Em outro lado da Policlínica está a sala de repouso dos pacientes, localizada junto a um paredão do morro do Ibura. Atendentes denunciaram que ali sempre estão caindo pedras no telhado e janelas, lançadas de cima do morro. A situação é de perigo total. A falta de conforto e segurança se repete no berçário e também na sala de repouso dos médicos, assim como nos sanitários, sempre sujos e perigosos para a saúde. "Esta policlínica está no buraco!!!", lamentou a vereadora Vera Lopes.

Ao final da visita - feita de surpresa para flagrar a situação verdadeira deste hospital - os membros da Comissão de Saúde reuniram-se com a direção da casa, representada pela diretora de engenharia, Sandra Duarte. Ouviram a promessa de que as expectativas são de melhorias com a instalação, nos próximos dois meses, de uma nova estrutura na Policlínica Arnaldo Marques. Os vereadores estarão atentos para cobrar e exigir melhorias no atendimento, como enfatizou a vereadora Vera Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário