terça-feira, 24 de julho de 2012

Violência Doméstica


Esta manhã (24-07-12), a Vereadora Dra. Vera Lopes esteve em reunião com Débora Albuquerque, candidata a vice de Daniel Coelho, no Centro de Referência da Mulher Maristela Just, em Jaboatão. Trata-se de um centro em defesa da mulher que sofre de violência doméstica, oferecendo serviços de acolhimento, atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico, a fim de proteger, fortalecer e resgatar a cidadania destas mulheres.
A violência contra as mulheres é um problema mundial ligado sempre ao poder, privilégios e controle por parte dos homens, atingindo mulheres de diversas idades, cor, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou condição social. Os efeitos causados por esta degradação é, sobretudo, social afetando o bem-estar, a segurança, o desenvolvimento pessoal e a auto-estima das mulheres.
Esta violência doméstica e sexual soma-se a outras formas de violação dos direitos das mulheres como a diferença de remuneração em relação aos homens, ao tratamento desumano que por diversas vezes recebem nos serviços de saúde até assédio no ambiente de trabalho. Essas discriminações invisíveis agravam os efeitos da violência física, sexual e psicológica contra as mulheres.
Se hoje contamos com leis que avançam no campo dos direitos humanos, outras ainda são tão  frágeis que precisam ser alteradas com urgência. A incompatibilidade entre a lei e a prática social, assim como os esforços insuficientes dos governos para fazer valer os acordos internacionais nesta questão, constitui-se em negação dos direitos humanos.
Preocupada com esta cruel realidade e preparada para batalhar pela causa, a Vereadora Dra. Vera Lopes discutiu neste encontro a possibilidade da implantação de centros semelhantes na cidade do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário