domingo, 10 de junho de 2012

Dra. Vera Lopes luta para que a vacina contra a catapora seja gratuita

Na defesa pela igualdade no acesso à saúde, a vereadora Dra. Vera Lopes está na luta pela aprovação de projeto de lei de sua autoria que prevê a gratuidade da vacina de varicela nos postos de saúde.
Vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, Dra Vera Lopes está otimista com a aprovação final nas comissões, já que o projeto é de grande importância para as comunidades carentes que não dispõe de recursos para a vacina (hoje as clínicas particulares de imunização cobram cerca R$140,00 pela dose aplicada). “Acredito que os amigos vereadores do Recife estão mobilizados com minha luta em defesa da saúde pública da cidade. Com a nova lei, todos serão beneficiados”.

A varicela é causada pelo vírus varicela-zoster e é transmitido por um indivíduo doente, pelo ar ou por contato direto com as lesões. O tempo de incubação é de dez a 21 dias, com média de 18 dias. Uma pessoa com catapora pode contaminar outras desde dois dias antes das erupções aparecerem até cinco dias depois do surgimento da última lesão. Por isso, o ideal é que as mães só levem seus filhos à escola ou à creche uma semana depois das feridas cicatrizarem.
Dra. Vera Lopes explica que os sintomas mais comuns são febre, manchas vermelhas, coceira e aparecimento de bolhas rosadas. Estas se transformam, quando secas, em crostas escuras que caem depois de um tempo. Surgem entre 250 e 500 lesões em todo o corpo.
Quando a enfermidade já está instalada, deve-se ter acompanhamento médico e evitar usar remédios por conta própria. Se o doente usar ácido acetil-salicílico (AAS) pode ocorrer a chamada Síndrome de Reye – insuficiência hepática e coma.
Os cuidados básicos de higiene devem ser mantidos, especialmente unhas bem aparadas e limpas para evitar contaminação da ferida. Crianças que apresentem febre a partir do quarto dia de doença, febre maior que 39ºC no terceiro dia, retorno da febre após período afebril e dor intensa devem ser avaliadas imediatamente por um médico. E a orientação para todas as idade é procurar, logo no início, uma orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário