sábado, 24 de abril de 2010

Postos de saúde do Recife e Olinda não abrem para vacinar contra H1N1


Paulista e Cabo estão disponibilizando a vacina em postos volantes; Jaboatão vai abrir 30 postos para a imunização


Os postos de saúde do Recife , Olinda, Paulista e Cabo  não estão disponibilizando a vacina contra a gripe H1N1 neste sábado (24). Os municípios não atenderam ao pedido do Ministério da Saúde, feito na quinta-feira (22), que fez um apelo para que estados e municípios de todo o País abrissem seus postos e permitissem que os convocados em etapas anteriores da vacinação pudessem ser atendidos.

Dois postos volantes estarão imunizando a população em Paulista. Um ficará na farmácia Roval, localizada no Centro da cidade, e outro no Bompreço do Janga. Eles ficam abertos das 8 às 17h. 

Já o município de Jaboatão dos Guararapes vai abrir 30 postos de saúde para a vacinação contra a gripe H1N1. O horário de funcionamento será das 8h às 14h30. 

No Cabo de Santo Agostinho, as vacinações serão feitas no Shopping Costa Dourada, no Terminal Integrado de Passageiros e no Posto de Saúde Manoel Gomes, que fica na avenida Historiador Pereira Costa (Centro). Em todos os locais, o horário é das 10h às 17h.

PRORROGAÇÃO
Quem perdeu o prazo para se imunizar contra a gripe A (H1N1) ganhou mais um dia para se proteger. A vacinação de pessoas com idades entre 20 e 29 anos, que terminaria nesta sexta-feira (23), foi prorrogada. A imunização acontece a partir da próxima segunda (26) e segue até o final do calendário da campanha de vacinação.

IDOSO
No sábado (24) começa o período de vacinação da nova gripe para as pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas (veja lista abaixo), que têm até o dia 7 de maio para ir aos postos de vacinação. Nos estados das regiões Norte e Sul eles também receberão imunização contra a gripe comum. 

"A demora na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan adiou o início da campanha contra a gripe comum no Nordeste, e também no Sudeste e Centro-Oeste do País. Agora, a imunização começa no dia 8 de maio", disse Ana Catarina Melo.

No total, 2.700 postos de saúde de todo o Estado estarão oferecendo a vacina. A expectativa é que, até o dia 7 de maio, 175.017 idosos sejam imunizados.

CAMPANHA
A vacinação de pessoas que têm entre 30 e 39 anos está prevista para o período entre 10 e 21 de maio. Segundo o Ministério, até a tarde desta quinta-feira mais de 32 milhões de pessoas já haviam sido vacinadas contra a nova gripe. 

Confira quais são as doenças consideradas crônicas 
• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos); 
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar); 
• Asmáticos (formas graves); 
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; 
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular); 
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para Aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico); 
• Diabetes mellitus; 
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral); 
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise); 
• Doença hematológica (hemoglobinopatias); 
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki); 
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca; 
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Nenhum comentário:

Postar um comentário