segunda-feira, 13 de agosto de 2012



O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinaram no Rio de Janeiro, um acordo para a produção nacional de uma vacina tetraviral que imunizará as crianças também contra catapora. A partir de agosto de 2013, a dose estará disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) e substituirá a tríplice viral, que já protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Portanto, uma única aplicação da nova vacina vai abranger essas quatro doenças.

Dra Vera Lopes (PPS), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara municipal, lutou incansavelmente este ano, para aprovar a gratuidade da vacina contra o vírus da Varicela, popularmente conhecido como Catapora na rede pública do Recife. Hoje as clínicas particulares de imunização cobram cerca R$140 pela dose aplicada. “Parece que o meu projeto de lei pela gratuidade para a capital pernambucana chegou em Brasília e o Ministério da Saúde acatou para valer, espero que a partir de setembro os recifenses sejam contemplados com a imunização contra a catapora, estarei fiscalizando os postos municipais de saúde”, frisou.

A catapora não é uma doença grave, mas precisa de algumas recomendações médicas, como repouso, isolamento e cuidados para que as bolhas que surgirem na pele não infeccionem. As complicações mais comuns são causadas por infecções secundárias, ou seja, feridas que servem como porta de entrada para bactérias capazes de diminuir as defesas e provocar até uma pneumonia, por exemplo. O vírus da catapora, também conhecida como varicela, é transmitido pela respiração. Com a baixa umidade, esse micro-organismo fica por mais tempo suspenso no ar e o contágio de pessoa para pessoa ocorre mais rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário