terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ações do documento

Vereadora diz que dengue

já é epidemia no Recife

Vereadora diz que dengue já é epidemia no Recife

A vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica, alertou nessa segunda-feira, 13, na Câmara do Recife que os casos de dengue estão aumentando de forma assustadora na cidade. Segundo ela, os hospitais estão lotados e os números da dengue hemorrágica também crescem muito, chegando a ser clasiificada de epidemia. "É preciso educar a população para que ela colabore no combate à doença que se alastra especialmente nos bairros periféricos. É bem verdade que a população mantém hábitos que não ajudam no combate ao mosquito transmissor, mas cabe ao poder público ter ações adequadas." Os casos de dengue hemorrágica com risco de morte cresce de forma epidêmica".

Priscila Krause (DEM) concordou com a colega e reforçou seu alerta afirmando que o Recife está entre as 10 cidades do país que apresentam epidemia da doença. "É preciso cuidar dos casos e as famílias podem ajudar nesse combate retirando lixo de casa, não jogando lixo nos canais, não deixando jarros com água, mas cabe ao poder público as ações que impeçam o crsecimento da doença. O município não faz sua parte, daí a importância de alertar a população nos cuidados que deve tomar, uma vez que faltam políticas públicas eficientes".

No entanto, a vereadora Aline Mariano (PSDB) lembrou que pesquisas recentes demonstraram que os casos de dengue recuaram 60% no país, mas no Recife houve aumento de 529%. "Em janeiro de 2011 foram registrados 92 casos, e este ano já estamos com 579 casos. A prevenção da doença tem de ser feita antes dela acontecer".

Almir Fernando (PCdoB)  disse que a Prefeitura está preocupada com a questão, tanto assim que a Operação Inverno  contempla a limpeza de canais e ações educativas. "A secretaria de Saúde está promovendo encontros com igrejas e associações de bairros para ajudar no combate à dengue".  Aerto Luna (PRP) lembrou que essa luta é de todos, população e poderes públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário