terça-feira, 31 de julho de 2012




 Dra.Vera Lopes oferece,GRATUITAMENTE,curso profissionalizante,aula de hidroginástica,serviços médicos e consulta com advogados trabalhistas,causas criminais e previdenciárias no Centro Social Amanda Lopes (CSAL) em boa viagem.




Alegria e muita descontração é o que encontramos todas as terças e sábados pela manhã nas aulas de hidroginásticas do professor Marcos Santiago no Centro Social Amanda Lopes (CSAL). Os alunos estão para lá de satisfeitos com esta oportunidade oferecida pela Vereadora Dra. Vera Lopes e relatam “faz bem ao corpo e a mente, jamais imaginei fazer aula de hidroginástica, muito bom.” 


Nas segundas e terças-feiras ( 8:00 às 11:00 / 13:00 às 16:00 ) o centro disponibiliza também de aulas para a formação em eletricista predial com o professor João Fernando, e os alunos falam da importância deste curso para as suas vidas profissionais “é uma oportunidade única,não posso pagar por um curso desse que custa 800,00 reais no SENAC,e sairei daqui com uma profissão”. As aulas são gratuitas, oferecidas pela Dra. Vera Lopes às comunidades próximas ao CSAL. O centro é dirigido pela Vereadora, onde, além de manter o seu consultório médico atendendo gratuitamente às comunidades como pediatra e clínica geral, conta também com o apoio do clínico geral Dr. Fernando Antônio, e com uma equipe de advogados que trabalha em dias distintos oferecendo consultas na área criminalista com o Dr. Mário, previdenciária com o Dr. Alexandre Augusto e causas trabalhistas com a Dra. Renata Berenger. O Centro Social Amanda Lopes fica na Rua Tenente domingos de Brito, N 170, Boa Viagem. F. 3465-2726.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Prefeitura barra Lei que previa atendimento do SAMU a doentes mentais em crise‏

A vereadora Dra. Vera Lopes (PPS), vice -presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal está revoltada com a decisão da Prefeitura do Recife (PCR) em vetar o projeto de lei de sua autoria destinado à saúde dos doentes mentais. A lei indicava que as ambulâncias do SAMU do Recife seria obrigadas a fornecer o atendimento a doentes mentais "em crise", atualmente muitos pacientes não recebem o devido atendimento enquanto estão apresentando os sintomas da enfermidade e podem até correr risco de morte se não forem tratados adequadamente naquele momento. “É um descaso das autoridades municipais em barrar esta lei, estou realmente revoltada com a manobra política da PCR, que tenta varrer a sujeira para debaixo do tapete, esconder a realidade não vai resolver um problema grave”, destaca Vera Lopes.

Fonte: http://www.paulistaatualizado.blogspot.com.br/2012/07/descaso-prefeitura-barra-lei-que-previa.html

quinta-feira, 26 de julho de 2012

A vereadora Dra. Vera Lopes está de luto. Morreu nesta manhã, Dona Conceição.

Na manhã de hoje, 26/07/12, a vereadora Dra. Vera Lopes e a sua equipe sofreram uma perda imensa: faleceu dona Conceição.
Amiga, confidente e braço direito da Dra. Vera Lopes, dona Conceição trabalhava no CSAL (Centro Social Amanda Lopes) e administrava tudo com muita competência.
A pedido da vereadora, estamos prestando essa homenagem.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Moradores de Jardim São Paulo e do Barro Conversam com Dra. Vera Lopes

Na última segunda-feira, 23/07, moradores de Jardim São Paulo se reuniram na casa da sra Lindecleide para uma conversa com a vereadora Dra. Vera Lopes.

"Vim para falar das minhas propostas e para ouví-los, muitos deles estão tendo dificuldade para conseguir uma consulta na rede pública de saúde. Sabendo das dificuldades, sei onde devo agir.", declarou a vereadora.

"Ela é ótima. Conversa de igual pra igual e nos ensinou a como chegar no consultório em Boa Viagem, onde ela pode nos atender de graça", disse uma das pessoas presentes.

"Ela me empolgou, agora vou lutar com ela até o fim", disse o genro da sra Lindecleide.

Saindo de Jardim São Paulo, a vereadora foi até o Barro, onde foi recebida pelos moradores em uma das ruas do bairro.


"Não precisa de cadeira não, o que a gente precisa é da atenção que ela dá pra saúde da gente.Se todos fossem assim,né?", disse um dos moradores presentes.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Violência Doméstica


Esta manhã (24-07-12), a Vereadora Dra. Vera Lopes esteve em reunião com Débora Albuquerque, candidata a vice de Daniel Coelho, no Centro de Referência da Mulher Maristela Just, em Jaboatão. Trata-se de um centro em defesa da mulher que sofre de violência doméstica, oferecendo serviços de acolhimento, atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico, a fim de proteger, fortalecer e resgatar a cidadania destas mulheres.
A violência contra as mulheres é um problema mundial ligado sempre ao poder, privilégios e controle por parte dos homens, atingindo mulheres de diversas idades, cor, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou condição social. Os efeitos causados por esta degradação é, sobretudo, social afetando o bem-estar, a segurança, o desenvolvimento pessoal e a auto-estima das mulheres.
Esta violência doméstica e sexual soma-se a outras formas de violação dos direitos das mulheres como a diferença de remuneração em relação aos homens, ao tratamento desumano que por diversas vezes recebem nos serviços de saúde até assédio no ambiente de trabalho. Essas discriminações invisíveis agravam os efeitos da violência física, sexual e psicológica contra as mulheres.
Se hoje contamos com leis que avançam no campo dos direitos humanos, outras ainda são tão  frágeis que precisam ser alteradas com urgência. A incompatibilidade entre a lei e a prática social, assim como os esforços insuficientes dos governos para fazer valer os acordos internacionais nesta questão, constitui-se em negação dos direitos humanos.
Preocupada com esta cruel realidade e preparada para batalhar pela causa, a Vereadora Dra. Vera Lopes discutiu neste encontro a possibilidade da implantação de centros semelhantes na cidade do Recife.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Moradores de Dois Unidos receberam na última sexta, 20/07, a visita da Dra. Vera Lopes

A vereadora Dra. Vera Lopes visitou na última sexta,20/07,moradores da comunidade de Dois Unidos.
"Essas visitas acabam também funcionando como um monitoramento de como está a situação de cada bairro em relação à saúde pública. E é difícil encontrar boas notícias, infelizmente",declarou a vereadora.

"Por isso que estamos juntos com ela, a luta é grande e ela não para", afirmou os moradores.

Vereadora denuncia falta de antiepilépticos e antidepressivos em postos de saúde

A vereadora Vera Lopes (PPS), vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, denuncia a falta dos medicamentos antiepilépticos e antidepressivos nos principais postos de saúde do município, destinados principalmente para quem sofre de esquizofrenia e com seqüelas do AVC. A parlamentar visitou as Policlínicas do Totó, do Pina, do Ibura e Albert Sabin e verificou que há 30 dias o remédio carbamazepina não chega nestes locais e outras unidades médicas da cidade.

Dra. Vera Lopes faz um alerta à Secretaria de Saúde da cidade que abasteça com os medicamentos, as prateleiras das Policlínicas em 48 horas, caso isso não aconteça a parlamentar irá entrar com uma ação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) obrigando o fornecimento do anticonvulsivo e antiepiléptico. "È um crime essas pessoas não receberem a medicação, elas podem sofrer algo muito grave sem o uso controlado, é um perigo à saúde do paciente, além do descaso das autoridades com a população doente".O medicamento é de uso contínuo em pessoas portadoras de epilepsia e ainda para controlar a agressividade em pacientes com outros tipos de transtornos mentais como demência,retardo mental e pacientes psicóticos.Também pode ser usado para tratar a síndrome das pernas inquietas,a abstinência alcoólica e a neuralgia do trigêmeo.






quinta-feira, 19 de julho de 2012

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A vereadora Dra Vera Lopes visitou na última segunda, 16/07/12, a comunidade do Córrego do Jenipapo

Em uma reunião organizada na casa da Sra Maria Ferraz, Dra Vera Lopes foi recebida com muito carinho pelos moradores da comunidade do Córrego do Jenipapo, que aproveitaram para desabafar e pedir ajuda a vereadora, pois o único posto da comunidade está desativado.
" O posto daqui está desativado e temos que ir lá pra Casa Amarela. E nem sempre conseguimos consulta ou remédio", reclamou Maria Ferraz em nome da sua comunidade.


"Tá vendo que a luta não pode parar? Enquanto não resolvemos essa questão, vou levá-los ao meu consultório no CSAL pra amenizar a situação".

No final da reunião, a Dra Vera recebeu uma oração dos presentes com a intenção de protegê-la e abençoa-lá para que ela seja reeleita como vereadora e assim continue ajudando as pessoas.

Hoje pela manhã, a vereadora disponibilizou uma condução para levar os moradores ao seu consultório.




Dra. Vera Lopes atende no Centro Social Amanda Lopes (CSAL) em boa viagem, seus muitos pacientes e eleitores que como sempre, fazem uma grande festa para recebê-la. Ao som do hino “Recife quer saúde” que canta o seu trabalho e dedicação ao Recife, todos a saúdam com o “V” da vitória, mostrando a certeza de mais uma campanha vitoriosa. ”VERA TRABALHA COM AFINCO, VOTE 23655...”

Jantar dançante em apoio ao ATMO-Amigos do Transplante de Medula Óssea


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Lançamento da Campanha de Daniel Coelho Contou com a Presença da Vereadora Dra. Vera Lopes


 No último sábado, dia 14/07/12, no teatro Boa Vista (anexo ao Colégio Salesiano), o candidato Daniel Coelho lançou a sua campanha e explicou suas propostas. A vereadora Dra. Vera Lopes, que apoia  Daniel, estava presente.



"Ele é um candidato novo e muito experiente. Tem a cara da mudança que o nosso Recife precisa. E uma das suas causas, a defesa do meio ambiente, arrasta muitas outras, como a qualidade de vida e a saúde", disse a vereadora.





A Comunidade do Barro Recebe a Visita da Vereadora Dra. Vera Lopes


Moradores da Comunidade do Barro receberam na última sexta, 13/07/12, a visita da vereadora Dra. Vera Lopes.


"Essas pessoas tem relatos impressionantes. O que eu escuto sobre a luta deles pra conseguir uma consulta, um remédio, me impulsiona a lutar cada vez mais",diz a vereadora.


A Vereadora Dra. Vera Lopes Visita a Comunidade de Jardim São Paulo

A vereadora Dra. Vera Lopes visitou na última sexta, 13/07/12, a comunidade de Jardim São Paulo.




"Conversamos sobre o que já fiz e pretendo fazer e eles dizem quais são suas maiores necessidades. Essa troca é importante, direciona meu trabalho para as reais prioridades da comunidade."

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A Vereadora Dra. Vera Lopes Visita a Comunidade do Córrego da Imbaúba

A vereadora Dra. Vera Lopes visitou na última quarta, 11/07, a comunidade do Córrego da Imbaúba, em Nova Descoberta.

"Gosto de ir às comunidades para ouvir o que eles têm a dizer. São reuniões extremamente produtivas e que ajudam a direcionar o meu trabalho de forma correta, pois vejo as prioridades de cada lugar. E eles sempre me recebem muito bem", declarou satisfeita a vereadora.

Atendimento Público da Dra. Vera Lopes, no seu Centro Social, Ameniza Dores Físicas e Emocionais Causadas pelo Descaso da Prefeitura com a Saúde do Recifense

A vereadora Dra. Vera Lopes continua em atendimento no Centro Social Amanda Lopes (CSAL).
Continua atendendo as comunidades carentes, defendendo o direito de acesso à saúde do cidadão recifense:" isto é uma exemplo do descaso da saúde pública no Recife, porque os gestores não estão cumprindo com o seu papel".




A doutora mostra um bebê com poucos dias de vida que vive com a mãe nos sinais da cidade, com os joelhos muito machucados devido a uma queda, e que não teve atendimento em nenhum lugar,fazendo-a recorrer aos cuidados da Vereadora



Além de um senhor de mais de 80 anos,também nestas imagens, que também recorreu à Dra. Vera Lopes, pois precisa de um cristalino para voltar a enxergar e a Santa Casa o cobrou-lhe mais de 200 reais para fazer um exame.
"Agora me diga, como ele, que não tem condições financeiras, vai fazer esse exame? Isso é um absurdo", relata a vereadora.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Nova Afilhada da Dra. Vera Lopes

A vereadora Dra. Vera Lopes ganhou uma nova afilhada. No dia 02/06/12, Eline Natalia enfrentou uma via crucis em busca de um hospital para dar luz à sua filha, Maria Luiza. Quando sem viu sem saída, recorreu à Dra Vera Lopes, que a encaminhou ao Hospital Tricentenário em Olinda e lá fez o parto da criança.



Na reunião que aconteceu no CSAL com líderes comunitários no dia 07/06/12, a mãe Eline ofereceu Maria Luiza como afilhada da Dra. Vera Lopes e disse: "ela salvou nossas vidas. Minha filha quase morreu por causa da demora do atendimento dos hospitais que fui e ainda chegou a engolir resto de parto. Dra Vera foi um anjo que Deus mandou."

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Aprovada a Lei que Determina o Atendimento pelo SAMU aos Portadores de Transtornos Mentais e em Surto.

A vereadora Dra. Vera Lopes obteve a aprovação em sua nova lei. Fica determinada a obrigatoriedade do SAMU em atender  portadores de transtornos mentais em surto, que necessitem de atendimento de emergência ou urgência, e transportá-los em suas ambulâncias para  hospitais especializados ou  unidades de saúde especializadas.


"O socorro dessas pessoas não é um caso de polícia, mas sim de médico. Elas precisam ser atendidas por profissionais especializados com equipamentos apropriados. É um constrangimento para o paciente e para a sua família ser algemado e transportado pela polícia militar, além de poder agravar sua situação", defende a Dra. Vera Lopes.

quinta-feira, 5 de julho de 2012


A vereadora Vera Lopes (PPS) subiu à tribuna nesta terça-feira dia 03-07-12, para alertar sobre a falta de leitos nos hospitais particulares no Recife. “Nos hospitais públicos todo mundo já sabe sobre a falta de leitos. Agora, quem tem plano de saúde não tem mais a confiança que terá um leito no hospital. A mãe leva o filho à urgência, depois ele precisa ser internado, mas não existe um só lugar nos grandes hospitais do Recife”, disse.
A vereadora ainda lembrou que as mães vêm sofrendo com a situação.  “A mãe fica numa cadeira esperando a internação, de três até cinco noites. E isso é com todos os planos de saúde da nossa cidade. A situação não é só com as crianças, mas também os adultos. Temos que procurar uma solução aqui, na Câmara Municipal do Recife. Tenho me preocupado com esse problema, pois as famílias estão aflitas. Alerto os colegas da Casa porque temos planos de saúde, mas isso não quer dizer que teremos vagas para tratar nossas doenças”, concluiu.
Durante o Grande Expediente, a vereadora Vera Lopes (PPS) pediu providências às autoridades para que tornem o Rio Capibaribe navegável. Ela disse que foi uma das primeiras parlamentares a trazerem o assunto para a Câmara do Recife e, por isso, mais uma vez estava cobrando investimentos para tornar o rio navegável. “O Recife tem todas as condições de realizar o transporte fluvial em seus rios, especialmente o Capibaribe”.
A vereadora acentuou que hoje a cidade vive um verdadeiro caos no trânsito quando este tipo de transporte poderia ajudar a diminuir esses transtornos. “A gente sabe que o governo federal enviou verbas para tornar os rios navegáveis, mas nada é feito. O recife vive dando nó e não anda, prejudicando as pessoas. Peço à Comissão de Mobilidade da Casa que se debruce sobre este assunto. É preciso tirar esta solução do papel. Gostaria muito de ver esse projeto sair do papel de verdade”, concluiu.
(http://www.recife.pe.leg.br/>acessado em: 04 jun. 2012)

terça-feira, 3 de julho de 2012

Aprovada a Lei que Garante a Obrigatoriedade do Cadastramento dos Veículos de Transporte Escolar.


Foi aprovada a lei criada pela vereadora Dra. Vera Lopes que dispõe sobre a obrigatoriedade do cadastramento nas escolas públicas e privadas dos veículos de transporte escolar.

As escolas públicas e particulares do município do Recife deverão manter em seus arquivos o cadastramento dos veículos ou cooperativas de veículos que realizam o transporte dos alunos matriculados.


“A fiscalização e o controle vão garantir a segurança das nossas crianças, pois dados importantes serão cadastrados, como: nome, endereço, telefone, CNH e o prazo de validade, descrição completa do veículo com a capacidade de lotação, certificado de aprovação em curso especializado, além de outras informações que garantem uma atualização regular. Esse acompanhamento é fundamental para manter a qualidade do transporte”, declara a vereadora Dra Vera Lopes.