sábado, 16 de junho de 2012

A Comissão de Saúde na Câmara Municipal do Recife aprova a Licença Paternidade.


Dra. Vera Lopes obteve mais uma vitória essa semana.Autora do projeto que defende a criação da LICENÇA PATERNIDADE no Recife,fixada em trinta dias consecutivos em caso de nascimento de filho ou adoção,teve na última quarta,13/06, a aprovação da Comissão de Saúde na Câmara Municipal do Recife para essa lei que vem para amparar e unir a família.

Entenda porque Dra. Vera Lopes criou a Licença Paternidade:

"Quando uma mulher se torna mãe, nos primeiros trinta dias de vida do bebê, a sua rotina é corrida e difícil. Ainda no resguardo, a mãe tem que levar seu filho para o pediatra diversas vezes, para fazer teste do pezinho,teste do olhinho e tantos outros testes que são indispensáveis para o bebê. Ela tem que dirigir ou utilizar o transporte público levando o seu bebê, bolsas, tudo isso ainda com os pontos da cirurgia, se foi uma cesariana, e tendo que parar para amamentar o seu filho.
Seu horário se torna instável, aproveita para dormir quando o bebê dorme, quando ele acorda só tem tempo para cuidar dele.
E quem cuidará dos outros serviços da casa? Quem cuidará dos pontos da sua cirurgia?
E se ela não tiver condições financeiras de contratar uma babá? Se for sozinha, sem familiares para ajudar? E o pai, que deseja participar dessa fase integralmente e não pode?
Foi pensando nisso que criei esse projeto. Para que a família fique unida nesses momentos e para que o pai possa cuidar do seu filho e da sua esposa."

domingo, 10 de junho de 2012

Dra. Vera Lopes luta para que a vacina contra a catapora seja gratuita

Na defesa pela igualdade no acesso à saúde, a vereadora Dra. Vera Lopes está na luta pela aprovação de projeto de lei de sua autoria que prevê a gratuidade da vacina de varicela nos postos de saúde.
Vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, Dra Vera Lopes está otimista com a aprovação final nas comissões, já que o projeto é de grande importância para as comunidades carentes que não dispõe de recursos para a vacina (hoje as clínicas particulares de imunização cobram cerca R$140,00 pela dose aplicada). “Acredito que os amigos vereadores do Recife estão mobilizados com minha luta em defesa da saúde pública da cidade. Com a nova lei, todos serão beneficiados”.

A varicela é causada pelo vírus varicela-zoster e é transmitido por um indivíduo doente, pelo ar ou por contato direto com as lesões. O tempo de incubação é de dez a 21 dias, com média de 18 dias. Uma pessoa com catapora pode contaminar outras desde dois dias antes das erupções aparecerem até cinco dias depois do surgimento da última lesão. Por isso, o ideal é que as mães só levem seus filhos à escola ou à creche uma semana depois das feridas cicatrizarem.
Dra. Vera Lopes explica que os sintomas mais comuns são febre, manchas vermelhas, coceira e aparecimento de bolhas rosadas. Estas se transformam, quando secas, em crostas escuras que caem depois de um tempo. Surgem entre 250 e 500 lesões em todo o corpo.
Quando a enfermidade já está instalada, deve-se ter acompanhamento médico e evitar usar remédios por conta própria. Se o doente usar ácido acetil-salicílico (AAS) pode ocorrer a chamada Síndrome de Reye – insuficiência hepática e coma.
Os cuidados básicos de higiene devem ser mantidos, especialmente unhas bem aparadas e limpas para evitar contaminação da ferida. Crianças que apresentem febre a partir do quarto dia de doença, febre maior que 39ºC no terceiro dia, retorno da febre após período afebril e dor intensa devem ser avaliadas imediatamente por um médico. E a orientação para todas as idade é procurar, logo no início, uma orientação médica.

sábado, 2 de junho de 2012


Hoje dia 01/06/12, a Vereadora Dra. Vera Lopes ofereceu o título de cidadão Recifense ao senhor Josimar Henrique da silva, presidente do laboratório farmacêutico Hebron. A solenidade ocorreu no plenário da câmara dos vereadores e contou com a presença de ilustríssimos senhores como senhor Armando Monteiro, senador da república que em seu depoimento falou da importância da atitude da vereadora, da importância da Hebron para o estado e para o Brasil “Tive a honra de acompanhar a sua trajetória e sempre me impressionei com sua figura, com sua capacidade de ir atrás do seu sonho [...]é um exemplo inspirador neste estado que busca um novo padrão de desenvolvimento.”. O prefeiturável Sr. Raul Jungman,deu um depoimento emocionado, além de ser amigo pessoal do homenageado reconhece o seu esforço,empenho e dedicação que tornaram o sonho da Hebron possível.O ex-ministro falou um pouco do caráter e da amizade entre eles “ o senhor Josimar é um homem de amor,e eu declaro aqui também todo o meu amor por você” finaliza emocionado o ex-ministro Raul Jungman fazendo o homenageado chorar.Em seu depoimento, a Vereadora Vera Lopes contou um pouco da trajetória do Sr. Josimar,desde a sua infância na zona da mata do estado,quando jovem trabalhou como balconista de uma loja de tecidos e depois radialista em caruaru.Ingressou no ramo farmacêutico como propagandista da Aché laboratórios onde também trabalhou como supervisor,gerente e gerente nacional,e lá conheceu todo o processo de produção farmacêutica.A iniciativa de fundar a Hebron surgiu a partir do interesse do Sr. Josimar de usar matéria-prima nacional e aproveitar o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de produtos de profissionais e universidades brasileiras. O que parecia um sonho impossível ou “coisa de louco” como brincou a Vereadora, tornou-se a Hebron em 1990. A Vereadora lembrou também em seu depoimento que em outubro de 2011 esta história de coragem ultrapassou fronteiras e a Hebron tornou-se a primeira indústria farmacêutica nacional a abrir uma filial em solo americano,e em seu depoimento o Sr. Josimar fala da dificuldade desse feito “vender produto farmacêutico no maior mercado do mundo é um grande desafio” afirmou.
O homenageado agradeceu o prêmio, contando também um pouco da sua trajetória e revelou em primeira mão que em aproximadamente um ano a Hebron lançará o primeiro antibiótico produzido no Brasil. O seu depoimento emocionou a todos os presentes, principalmente no momento em que ele dedica o título à Deus à sua família, esposa e filhos, que estavam presentes e bastante emocionados também “ eu não posso ficar com este prêmio,é uma coisa muito grande [...]eu quero transferir isto para o meu Deus e colocar todas estas coisas aos pés dele".
A sessão foi presidida pelo Senhor Vereador André Ferreira do PMDB, e na mesa da solenidade estavam presentes também o reverendo Paulo Albuquerque da 1ª Igreja Presbiteriana do Recife e o deputado estadual Silvio Costa filho. Ao fim da sessão a anfitriã Dra. Vera Lopes recebeu a todos no salão nobre da câmara onde os convidados puderam apreciar um delicado Buffet e conversar um pouco descontraidamente. A Vereadora mais uma vez está de parabéns, pela iniciativa, e a capacidade de reconhecer quem realmente faz a diferença, agregando valores à história de um povo e incentivando às pessoas a acreditarem que sonhos podem se tornar realidade mesmo que pareçam impossíveis.