quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VERA LOPES MOSTRA O CAOS NA SAÚDE DURANTE REUNIÃO DA MDU

Na concorrida reunião da Mesa Da Unidade, que aconteceu nesta segunda-feira dia 29 no auditório da Livraria Cultura, a vereadora Dra. Vera Lopes fez questão de mostrar o caos em que se encontra a rede de saúde municipal. Considerada a Vereadora da Saúde, Vera Lopes descreveu a luta que trava na Câmara Municipal em favor da melhoria do atendimento, melhores condições de trabalho para os médicos e demais atendentes, enfim, para que a população recifense seja melhor atendida no que é básico: a saúde.

"Sou PPS e não poderia deixar de apoiar a luta de colegas como Raul Jungmann, pela melhoria das condições de vida para todos. Lutamos muito na Câmara exigindo qualidade de vida na área de saúde. estou próxima, todo dia, do sofrimento das pessoas. Elas passam anos peregrinando pelos hospitais. A situação da rede municipal está um caos. Estamos cobrando a presença de medicamentos", salientou Vera Lopes.

A vereadora testemunha que UTIs na rede municipal são praticamente inexistentes. E mais: por sua iniciativa a Câmara Municipal irá realizar, no dia 15 próximo, uma audiência pública, com a presença de autoridades públicas, sobre o aumento dos desastres de motocicletas, e como preveni-los. A maior parte das UTIs - informa Vera Lopes - está ocupada por motociclistas desastrados.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

MESA DA UNIDADE

VERA LOPES MOSTRA O CAOS NA
SAÚDE DURANTE REUNIÃO DA MDU


Na concorrida reunião da Mesa Da Unidade, que aconteceu nesta segunda-feira dia 29 no auditório da Livraria Cultura, a vereadora Dra. Vera Lopes fez questão de mostrar o caos em que se encontra a rede de saúde municipal. Considerada a Vereadora da Saúde, Vera Lopes descreveu a luta que trava na Câmara Municipal em favor da melhoria do atendimento, melhores condições de trabalho para os médicos e demais atendentes, enfim, para que a população recifense seja melhor atendida no que é básico: a saúde.
"Sou PPS e não poderia deixar de apoiar a luta de colegas como Raul Jungmann, pela melhoria das condições de vida para todos. Lutamos muito na Cãmara exigindo qualidade de vida na área de saúde. estou próxima, todo dia, do sofrimento das pessoas. Elas passam anos peregrinando pelos hospitais. A situação da rede municipal está um caos. Estamos cobrando a presença de medicamentos", salientou Vera Lopes.
A vereadora testemunha que UTIs na rede municipal são praticamente inexistentes. E mais: por sua iniciativa a Câmara Municipal irá realizar, no dia 15 próximo, uma audiência pública, com a presença de autoridades públicas, sobre o aumento dos desastres de motocicletas, e como prevení-los. A maior parte das UTIs - informa Vera Lopes - está ocupada por motociclistas desastrados.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

VERA LOPES APRESENTA SEU PROJETO DE ESTACIONAMENTOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Disposta a prosseguir na luta em defesa dos que precisam estacionar seus carros para acessarem shoppings, hipermercados, hospitais e demais estabelecimentos, a vereadora Dra. Vera Lopes apresentou, nesta quinta-feira dia 18, ao promotor Ricardo Coelho, no Ministério Público, seu projeto de lei proibindo cobrança por esses estacionamentos. No projeto - mais completo e viável do que o apresentado em 2010 por outro vereador na Câmara do Recife - é exigido que os estabelecimentos entreguem ao ocupante do estacionamento um cupom fiscal, comprovando o uso do espaço para carros. Esse recurso - conforme a vereadora e xplicou ao promotor - garante a ordem exigida por esse serviço, impedindo que qualquer dono de carro use a área para estacionar.

O promotor Ricardo Coelho considerou fundamental essa preocupação apresentada no projeto de Vera Lopes, e ficou com uma cópia desse documento para lê-lo, avaliá-lo juridicamente e depois retomar os contatos com a vereadora. Reconhece que existe, por parte de donos de estabelecimentos, uma enorme pressão para impedir a não cobrança por estacionamentos. No entanto, assinala que o objetivo do projeto de lei vai em direção aos mais legítimos direitos dos cidadãos da sociedade recifense. Por isso, a presença do Ministério Público nessa luta pelos direitos é importante, como avalia a vereadora Dra. Vera Lopes.

VERA LOPES FOI À PCR COBRAR MELHORIAS EM RUA DE SETUBAL

A vereadora Dra. Vera Lopes levou diretamente ao secretário de Coordenação Política da Prefeitura do Recife , Henrique Leite, a reivindicação dos moradores da Rua Sá e Souza, no trecho final, esquina com a Rua Baltazar Passos, bairro Setubal, para que seja melhorada a situação desta artéria. No momento, esse trecho está sem calçamento, cheio de buracos, com alagamentos, impedindo o tráfego normal e dificultando a passagem das pessoas.

"Essa rua - explicou a vereadora ao secretário - tem cerca de 150 metros sem asfalto, trecho em que funcionam dois buffets, um centro espírita, a Cultura Inglesa, um condomínio com 32 apartamentos e um fluxo grande de transeuntes. A reivindicação dos moradores por melhoria desse trecho da Sá e Souza é coisa antiga. Esperamos que agora o calçamento seja realizado". Com essa cobrança junto ao secretário municipal, a Dra. Vera Lopes dá total apoio a essa luta dos moradores daquela área.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Novo Presidente do PPS recifense

O novo presidente do PPS recifense, Miquéas Veloso, dá à legenda uma ampla aproximação com os sindicatos de trabalhadores. Sucessor do ex-presidente municipal Marcelo Gadelha, que abandonou o partido, Miquéas é presidente do Sindicato dos Servidores da UPE e está com total apoio, a exemplo da vereadora Dra. Vera Lopes, que o incentivou desde o início nesse processo de modernização da legenda. "O presidente Miquéas merece todo apoio dos integrantes do PPS para tocar em frente seu trabalho", comemorou a vereadora.

Vera Lopes convoca audiência pública Para Tratar Do Excesso De Acidentes Com Moto

O excesso de acidentes com motocicletas no Recife foi levada à tribuna da Câmara Municipal pela vereadora Dra. Vera Lopes. Essa questão, por sua iniciativa, será discutida em audiência pública no dia 15 de setembro próximo, no Plenarinho, com a presença de autoridades de trânsito e transportes. “Como vice-presidente da Comissão de Saúde desta Casa, não posso ficar alheia a essa verdadeira epidemia que está acontecendo em nossa cidade. O acidente com motos já chegou à marca de um motoqueiro morto por hora”, salientou a vereadora, em sua fala no pequeno expediente da sessão de terça-feira, dia 16.

Ela chama a atenção para o fato de esses acidentados estarem tomando conta das UTIs nas casas de saúde, e assinala que, dentre esses, a grande maioria é formada por jovens, gente na flor da idade. “Quando o acidente de motos não mata, deixa as vítimas mutiladas”, disse Vera Lopes. Ela informou que já está marcada a audiência pública, inclusive para que seja criada uma frente parlamentar, a qual fará contatos diversos com a sociedade e autoridades a fim de tentar diminuir o número desses acidentes.

A vereadora aproveitou para estender seu convite a todos os vereadores, Imprensa – com campanha de mídia - e todos os presentes à sessão plenária para participarem desta audiência. Sua iniciativa está sendo apoiada pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Luiz Eustáquio.

Entre os fatos causadores dessa epidemia de acidentes com motos, Vera Lopes apontou a falta de fiscalização nas ruas. ‘A CTTU disse que contrataria mais agentes de trânsito. No entanto, isso não aconteceu. A cidade está entregue ao caos. Cadê os agentes da CTTU. Vamos continuar perguntando, aqui e pelos jornais. Cadê?’.

Solidariedade aos professores da rede municipal

A sessão foi marcada pela presença de um grupo de professores da Rede Municipal de Educação, que exigem melhores salários e condições de trabalho. No grande expediente da sessão desta terça-feira a vereadora Vera Lopes foi à tribuna para manifestar sua solidariedade a esses mestres. Citou como exemplo do descuido com as escolas a situação em que está a da Bomba do Hemetério, visitada por ela e demais vereadores oposicionistas.

“A escola – acusou Vera Lopes – está desabando, o que aumenta a calamidade além dos baixos salários. As escolas municipais estão sucateadas”, assinalou, sendo aplaudida pelos que ocupavam as galerias da sala de sessões. “estamos vigilantes, lutando por salários dignos para os professores, e que as escolas tenham condições dignas para professores e alunos. Estamos de mãos dadas com os educadores!”, completou a vereadora.

Pedido de Informação sobre ambulâncias

Preocupada também com a situação da frota de ambulâncias da rede municipal, Vera Lopes informou que já fez pedido de informação à Prefeitura do Recife na área de saúde. Em requerimento nº 2515/2011, do mês de agosto, a vereadora solicita informações, já que constatou que uma frota inteira de ambulâncias está parada em pátios de hospitais, paradas e sucateadas. Até o momento a PCR não atendeu ao pedido de informação.

Cobrança Ilegal em estacionamentos

Outra preocupação da Dra. Vera Lopes vem marcando sua atuação em defesa da população recifense. Autora de projeto de lei proibindo cobrança por estacionamento de carros em áreas de shopping centers, hospitais e estabelecimentos comerciais, a vereadora informou que está marcando audiência com o promotor público Ricardo Coelho. Com ele, Vera Lopes verá o melhor caminho para que seja cumprida lei proibindo esse tipo de cobrança, a qual vem sendo feita com insistência por diversos estabelecimentos.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

MESA DA UNIDADE COMEÇA A FISCALIZAÇÃO PARA VALER

Ao contrário do que apostam os governistas em geral, a Mesa da Unidade, oposicionista, começa a mostrar que nasceu para valer. Na manhã desta segunda-feira, dia 8, lideranças oposicionistas de vários partidos iniciaram fiscalização, in loco, da atual dessa administração municipal. Visitaram as instalações da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, na zona norte do Recife. Ficaram espantados com o descalabro: várias instalações desta unidade estão interditadas e os alunos esperam até hoje que a PCR construa novas salas. As obras na Escola Luiz Lua Gonzaga estão abandonadas há dois anos. O perigo de desabamentos é enorme, ameaçando a vida das crianças alunas da escola.

A Mesa da Unidade é formada pelos deputados federais Mendonça Filho (DEM) e Raul Henry (PMDB|), deputado estadual Daniel Coelho (PV), presidentes estaduais do PPS - Raul Jungman - e do PSDB - Evandro Avelar. As vereadoras oposicionistas integram a Mesa da Unidade, destacando-se aí a vereadora Dra. Vera Lopes (PPS). Eles ficaram chocados com a situação perigosa do piso no local onde funcionavam a biblioteca e a sala de informática da escola, que estão desativadas. Por todo lado, livros e equipamentos abandonados.


O grupo oposicionista, diante da ameaça de desabamentos, decidiu marcar com urgência, através das vereadoras, uma audiência com a secretária de Educação, Ivone Caetano, a qual já recebeu o documento pedindo urgência. Para a vereadora Vera Lopes, essa situação vexatória da Escola precisa ser imediatamente resolvida. Afinal, salientou a vereadora, as crianças têm direito a uma educação de qualidade, livres de riscos à sua integridade física.

Para Raul Jungmann, a oposição foi informada que essa situação na escola não é de agora. Já dura há anos, mesmo considerando sendo a educação um setor básico da administração municipal. A Mesa da Unidade já agendou para o próximo dia 15 uma nova reunião, a qual decidirá as novas etapas da fiscalização. Está marcado para o dia 29 próximo o primeiro seminário para discutir soluções para o Recife do Futuro.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

EM SESSÃO SOLENE, PEDIATRAS SÃO HOMENAGEADOS NA CÂMARA MUNICIPAL


Por iniciativa da vereadora Dra. Vera Lopes, os pediatras do Recife e Pernambuco foram homenageados em sessão solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta-feira, dia 4 de agosto. Em sua saudação, a Dra. Vera – que é pediatra desde 1975 e atende em várias casas de saúde – assinalou que, entre as diversas especialidades, fundamentais para a sobrevivência de nossa população, “está a Pediatria, que forma profissionais essencialmente destinados a lutar em favor de nossas crianças e adolescentes, garantindo o bem-estar de nossas futuras gerações”.

Compondo a mesa dos trabalhos, presidida pelo vereador Aerto Luna, estiveram presentes os médicos Jucille de Meneses (presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco - SOPEPE), José Carlos Alencar (vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco -CREMEPE) e Rildo Saraiva (representando a Unimed-Recife), João Regis (da Sociedade Brasileira de Pediatria). O presidente regional do PPS, Raul Jungmann, também compôs a mesa dos trabalhos, prestigiando a iniciativa de Vera Lopes, sua colega de partido. A sessão abriu com todos ouvindo e cantando o Hino Nacional.

“Nossa luta, na Câmara e na área de saúde, é para que os jovens estudantes se interessem em estudar Pediatria”, assinalou a vereadora ao referir-se ao número insuficiente de novos pediatras, hoje, no Recife e no Estado. “Vamos continuar lutando – acrescentou, em nome da categoria – para incorporar a gratificação do plantão para os pediatras. Eles têm esse direito!”. Na sequência, Vera Lopes leu seu discurso (Veja abaixo, na íntegra), e convidou a todos para assistirem um breve DVD mostrando imagens do atendimento às crianças.

Com a palavra, a doutora Jucille de Meneses, com emoção, disse: “Fiz Medicina porque desejava ser, acima de tudo, pediatra. Precisamos valorizar esse profissional. Imaginem a importância que temos em cuidar das crianças e jovens até os 19 anos. Vejam a importância de cuidarmos da futura geração da população brasileira! Precisamos encantar nossos alunos diante do valor da Pediatria. Estamos na Semana Mundial da Amamentação. Ontem, participamos do ato em favor do aleitamento materno”.

A doutora Jucille assinalou, em seguida, que é necessário o apoio parlamentar, neste país, em favor da licença maternidade por 180 dias, direito que tem sido desrespeitado. “O aleitamento – acrescentou – é uma medida fundamental para diminuir a mortalidade infantil”. A doutora Jucille informou que em Pernambuco, atuam 1.200 pediatras.

Em seguida, a vereadora Vera Lopes entregou à presidente da Sociedade de Pediatria a placa de metal com a homenagem da Câmara recifense aos pediatras de Pernambuco, pela dedicação, amor e competência nessa missão humanitária. Por sua vez, a Dra. Vera Lopes recebeu de Jucille um belo ramalhete de flores.