sexta-feira, 22 de julho de 2011

SESSÃO NA CÂMARA DEVERÁ HOMENAGEAR O DIA DOS PEDIATRAS

A vereadora do Recife, Dra. Vera Lopes, lembra que os pediatras pernambucanos, pela importância de seu papel na saúde pública, devem ser homenageados. Neste sentido, apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal do Recife seu requerimento ( n° 1931/2011) para que a Casa de José Mariano realize uma sessão solene em homenagem à esse segmento de profissionais da área médica, A vereadora, que é pediatra, requer que o plenário da Câmara seja reservado para esta sessão no dia 4 de agosto, a partir das 15 horas, quando deverão ser recebidos pelo Legislativo Municipal os pediatras e as pediatras da capital e de todo Estado.

"O surgimento de uma nova geração de médicos e médicas vem trazendo uma nova realidade na prática da Medicina em nossa Capital e em nosso Estado", assinalou a vereadora Vera Lopes, acrescentando: "Sabemos que, das especialidades, é uma das mais difíceis. Portanto, sem tirar o mérito das outras, devemos honrar e homenagear a esses profissionais que, com tanta dedicação e amor às crianças, exercem o seu trabalho".

PROJETO DE LEI CRIA A SEMANA DA MOBILIZAÇÃO PELA DOAÇÃO DE MEDÚLA ÓSSEA

A doação de medula óssea deverá ser incentivada o Recife para superar a crítica falta desse atendimento aos que precisam. Já foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Recife, parecer 256/2011, o projeto de lei n° 77/2011, da auria da vereadora e médica Dra. Vera Lopes, que institui a Semana de Mobilização Municipal para Doação de Medula Óssea - que ocorrerá anualmente de 01 a 06 de outubro. Ao longo da Semana de Mobilização serão desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação e à captação de doadores.

A vereadora explica que o foco é esclarecer e mobilizar o doador voluntário que tenha compatibilidade sanguínea de tal forma que não tenha prejuízo à própria saúde com tal doação. "O transplante de medula óssea é indicado para pacientes que sofrem de leucemia, linfomas, anemias graves e imunodeficiências congênitas, além de outras 70 doenças ligadas ao sistema sanguíneo e imunológico", assinala a doutora Vera Lopes, acrescentando: " Há doenças como essas referidas cujo principal problema localiza-se na ausência de solidariedade. Por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, mais fácil será encontrar um doador compatível, e assim salvar vidas".

Para essa mobilização, a campanha por doações devem envolver órgãos públicos e entidades privadas, que deverão orientar sobre como e onde se cadastrar, sobre a importância da doação e sobre o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Para se cadastrar, a pessoa deve apresentar documento oficial de identidade, com foto, e preencher o formulário de cadastramento. Com essa iniciativa, que deverá ser entendida e aceita pelo Executivo Municipal, a vereadora e médica Vera Lopes espera superar a falta de doações nessa área fundamental para a saúde pública.

PROJETO DE VERA LOPES ESTABELECE QUE OS CONDOMÍNIOS FAÇAM COLETA SELETIVA DE LIXO

Os condomínios, no Recife, com 20 ou mais unidades autônomas deverão fazer a coleta seletiva de lixo. É o que estabelece o projeto de lei de autoria da vereadora Dra. Vera Lopes, na Câmara Municipal do Recife, onde já teve pareceres favoráveis das comissões de Finanças e Orçamento (parecer 175/2011) e de Meio Ambiente (parecer 276/2011). Pelo projeto, essa obrigação deve ser incluida dentre os requisitos administrativos para a concessão do "habite-se", incluido um plano para coleta de lixo e instalação padronizada das lixeiras. Os condomínios já constituídos terão dois anos, a partir da promulgação da lei municipal neste sentido, para adequarem-se aos novos requisitos municipais.

"A questão da utilização dos recursos naturais do planeta não é uma questão econômica nem estratégica. É, sim, uma questão de sobrevivência da espécie humana, a qual encontra-se num momento definidor. Precisamos tomar atitudes enérgicas já. Caso contrário não teremos, no futuro, outra chance de sobrevivência", explicou a vereadora Vera Lopes, lembrando que essa é uma questão mundial e não só brasileira. Seu projeto de lei estabelece, ainda, que tal obrigação deverá constar de toda convenção dos condomínios, a qual deverá incentivar e divulgar junto aos moradores a necessdidade de cada um fazer sua própria seleção de lixo - papel, papelão, metal, vidro, plásticos e orgânicos. À Prefeitura caberá regularizar a coleta de lixo seletiva criando um sistema integrado entre o Município e a sociedade civil. A expectativa do projeto de lei é que sejam atraídas as ONGs, emp´resas privadas, associações diversas e até catadores, todos ligados ao sistema único de coleta.

"São de pequenas atitudes que nascem as grandes soluções. Recife pode ser um modelo a ser copiado pelo mundo. O sucesso desse projeto pode ser replicado indefinidamente", salientou a vereadora Vera Lopes, exemplificando em seguida: "O ato de reciclar uma pequena lata, por vezes não é bem dimensionado pelo cidadão comum. Ao reciclar uma lata, além da questão do reaproveitamento, também evita que mais metal seja retirado do solo. Recife tem a chance, a vontade política e os instrumentos para construir um projeto modificador. o cidadão já está consciente dos problemas ambientais, mas, por vezes, não sabe como contribuir nessa luta".

A partir dessa iniciativa para a coleta seletiva de lixo por parte dos condomínios, espera a vereadora, uma nova e positiva situação pode estar sendo criada. Isso em nome da própria sobrevivência de nossa sociedade.

Seguem algumas iniciativas importantes da vereadora Doutora Vera Lopes, em favor da população.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

VERA LOPES PRESENTE Á SOLENIDADE QUE DIPLOMOU 90 MULHERES NA CÂMARA DE JABOATÃO

Como convidada especial da Secretaria Executiva da Mulher,de Jaboatão, a vereadora Doutora Vera Lopes compareceu à solenidade de formatura de 90 mulheres jaboatonenses que receberam, na Câmara Municipal deste município, o diploma como concluintes do curso Mulher e Poder.


Presidida pela secretária desta pasta, Ana Selma Santos, o ato lotou o plenário da Câmara, com Vera Lopes integrando a mesa dos trabalhos, sob aplausos. Na platéia, a insistente observação de que, entre os 21 integrantes da Câmara local, até hoje não há uma única mulher. O tema do encontro e da diplomação foi " A presença da mulher nos espaços de poder e decisão: avanços e desafios". O convite à vereadora recifense foi feito pelo vice-prefeito Edir Peres (PPS).

Em seu pronunciamento homenageando a iniciativa e às diplomadas, Vera Lopes lembrou que se sentia como se estivesse no Recife, já que recebeu, alí na Câmara local, o título de Cidadã de Jaboatão dos Guararapes. Em seguida, notou que "as mulheres estão aprendendo a ter o poder e a governar. Vocês, mulheres de Jaboatão, estão de parabéns, pois sabemos das dificuldades que existem diante da discriminação e preconceitos contra a mulher. Parabenizo-as por ver vocês superarem tudo isso, mesmo tendo muitas ocupações como mães, donas de casa, trabalhadoras".

"Foi difícil eu chegar a ser vereadora" - continuou Vera Lopes. " Fiz três campanhas, não desisti, pois sabemos que a vitória chega através de nossa persistência. E vocês podem, pois querer é poder. Em 2012 teremos, aqui e no Recife, uma série de outras candidatas. Estou à disposição para orientá-las, todas", concluiu a vereadora recifense, sob grande aplauso de todas. Na sequência, usaram da palavra Dulkcinéia dos Santos, representando as formandas, depois as outras formandas: Joselane Cristina Leite, Joana Leite Belo e Ana Gabriele.



O vereador Robson Leite (PT) fez questão de elogiar o papel desempenhado por Vera Lopes como mulher vitoriosa, vereadora do Recife. depois foi feita a entrega dos certificados de conclusão do curso Mulher e Poder. A formanda Josenilda Pedro da Silva foi quem recebeu o diploma das mãos de Vera Lopes. Coube a outra formanda, Cláudia Ferreira da Costa, agradecer a homenagem, momento em que lembrou a afirmação feita pela vereadora do Recife, alusiva à frase histórica que diz "Querer é poder".

terça-feira, 5 de julho de 2011

ITAMAR FRANCO É UM GRANDE EXEMPLO E ESTARÁ SEMPRE EM NOSSA LEMBRANÇA


O falecimento do senador Itamar Franco (PPS) está sendo visto como uma grande perda para o partido. Logo que soube do falecimento do ex-presidente da República, a vereadora Doutora Vera Lopes exaltou o papel que este político mineiro desempenhou no cenário nacional. Com emoção e lembrando passagens da atuação de Itamar Franco, a vereadora falou desse falecimento nos seguintes termos:


Neste momento todos nós, pernambucanos e brasileiros, estamos de luto e com uma grande perda em razão do falecimento do ex-presidente da República e senador Itamar Franco. A grande perda é sentida pelo nosso partido, o PPS, do qual Itamar Franco era membro desde 2009, após aceitar convite do presidente nacional de nossa legenda, deputado Roberto Freire. A contribuição deste político honesto e fiel aos princípios da ética foi decisiva para que o Brasil se livrasse da hiperinflação de dois dígitos mensais, que liquidava a economia nacional e empobrecia a população.

Neste momento de luto devemos lembrar que foi o presidente Itamar Franco quem deu aos brasileiros a maior alegria ao levar a sério e aplicar, sem concessões, o Plano Real, implantado em 1° de julho de 1994. Com o Real, Itamar conseguiu o que muitos não acreditavam na época, ou seja, acabar com a hiperinflação, baixando-a de 46 para 6 por cento ao mês. Esta foi sua grande vitória, dando uma lição de confiança aos mais pessimistas.

Itamar Franco é eleito senador pelo PPS em 2010, fato que foi interpretado como um reconhecimento do valor deste grande brasileiro por parte do eleitorado de Minas Gerais, Estado no qual viveu e começou na política. E também como reconhecimento do valor do nosso partido no cenário nacional. Revendo a História recente da política brasileira, lembramos que Itamar Franco, em seu segundo mandato de senador, foi um grande aliado das forças democráticas que elegeram Tancredo Neves para presidente da República em 1985, ajudando a colocar um fim ao regime ditatorial. Em 1987, Itamar Franco participa da instalação e dos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte. No ano seguinte, ocupa a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou as denúncias contra o governo de José Sarney.

Seguindo sempre o rumo da ética, Itamar Franco afasta-se do governo de Fernando Collor, o qual foi expulso da Presidência da República por improbidade em 1992. Este e demais gestos do grande Itamar Franco nestes últimos 25 anos do Brasil redemocratizado fizeram com que nós, do PPS, o admirássemos mais e mais, dando a ele toda nossa colaboração. Tê-lo como membro do nosso partido foi e continua sendo nosso grande orgulho. Itamar Franco será sempre um exemplo para todos nós. E estará para sempre em nossas lembranças. Viva Itamar Franco!!!