sexta-feira, 27 de maio de 2011

DOUTORA VERA LOPES FEZ HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA MARIA


Em uma sessão solene que emocionou a todos no plenário da Câmara Municipal do Recife, na quinta-feira dia 26 de maio, a vereadora Dra. Vera Lopes prestou uma homenagem aos 55 anos completados pelo Colégio Santa Maria. O ato solene, presidido pelo presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal e com a presença do vereador Gilvan Cavalcanti, lotou o plenário e galerias com os alunos, professores e demais convidados. A vereadora, ao abrir a sessão, lembrou que tramita na Câmara seu projeto de lei dando à próxima escola municipal a ser criada o nome da educadora e fundadora deste Colégio, professora Maria das Dores Muniz de Melo.

Depois de fazer seu discurso comemorativo na tribuna da Casa de José Mariano (veja abaixo a íntegra de sua fala) a vereadora Vera Lopes fez a entrega da placa comemorativa pelos 55 anos à diretora do Santa Maria,


A educadora Rosa Amélia Muniz Emery Carneiro, a qual recebeu um ramalhete de flores entregue por Amanda Lúcia Vieira Fernandes, filha da vereadora e estudante deste Colégio.






Depois, os presentes assistiram, em telão, o DVD produzido pela direção do Colégio mostrando a história desta instituição de ensino.

A diretora Rosa Amélia, em discurso, mostrou o que foi e está sendo a missão do Colégio Santa Maria ao longo de cinco décadas e meia voltado para a formação dos jovens. “Em 1956 a educadora Maria das Dores iniciou a missão do nosso Colégio, com o olhar norteado para uma filosofia humanística, com um programa pedagógico diferenciado, focado em uma convivência respeitosa e com o sentimento de brasilidade”, disse a diretora, emocionada com a homenagem. Salientou o papel da sua instituição lembrando das necessidades por que passa o Brasil, onde ainda existem 16 milhões de analfabetos.

“É urgentíssimo que todos nós atuemos por um Brasil melhor. Todos, juntos, nesta campanha”, salientou a diretora Rosa Amélia, que a importância da iniciativa de Vera Lopes para a concretização deste objetivo nacional. “Este é um momento que ficará eternamente em nossos corações. Abracemos, juntos, esta instituição, e que Nossa Senhora nos ilumine, e que Deus nos proteja a todos!”.

Em seguida, ingressou no plenário o Coral do Colégio Maria, formado por alunos e alunas de idades variadas, uniformizados e sob a direção da maestrina Lucivanda Souza. Com suas vozes afinadas, o Coral causou profunda emoção a todos ao apresentar temas musicais conhecidos de todos e bem escolhidos. O Coral abriu o concerto com a música sacra “Ave Maria”, do músico italiano Mascane, toda cantada em latim. Seguiu-se a valsa francesa “Le bruit de vages”, o samba “Chiclete com banana” do sambista Jackson do Pandeiro, e o tema “Se todos fossem iguais a você”, do poeta Vinícius de Morais.

Na sequência, os alunos do Coral fizeram homenagem à diretora Rosa Amélia e à Doutora Vera Lopes, entregando a esta um belo ramalhete de flores, sob os aplausos de todos. Encerrando a sessão solene, o vereador presidente da Câmara, Jurandir Liberal, mostrou-se muito satisfeito e até emocionado, dirigindo-se a todos e em especial a Vera Lopes: “Vereadora, sua iniciativa foi brilhante!”. Ao final, os participantes da solenidade foram para o Salão Nobre da Câmara, onde participaram de um animado coquetel.

Discurso da Vereadora Dra. Vera lopes.

HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA MARIA

Senhor presidente da Câmara Municipal do Recife, Senhores Vereadores, Senhores professores, senhores pais e alunos do Colégio Santa Maria, demais autoridades presentes,

Inicialmente é importante lembrar a trajetória porque passou esta instituição de ensino. No dia 8 de fevereiro de 1956 a sociedade pernambucana recebia um importante e abençoado reforço na sua área educacional, com a inauguração do Colégio Santa Maria em nossa cidade, com a celebração de uma santa missa pelo então Arcebispo Dom Antonio de Almeida Moraes Júnior da Diocese de Olinda e Recife. A iniciativa, fruto dos esforços e preocupação educacional por parte da eminente e brilhante Educadora Maria das Dores Muniz de Melo. Em 1960 foi lançada a pedra fundamental para a construção do prédio que hoje é a sua sede na rua Padre Bernardino Pessoa no bairro de Boa Viagem.

Em 1962 pela Portaria 528 de 20/07/1962 foi autorizada a transferência da sede do Ginásio Santa Maria. Em 2001 foi concretizado mais um sonho da Educadora Maria das Dores Muniz com a fundação da Faculdade Santa Maria, onde inicialmente foram colocados os cursos de graduação em Administração Geral e Sistemas de Informação, sem perder o foco na qualidade dos serviços prestados a Cidade do Recife na área educacional o Santa Maria mais uma vez demonstrou sua capacidade de investir na melhoria da saúde e qualidade de vida de seus alunos inaugurando mais uma quadra poliesportiva no seu complexo de educação física.

Esta instituição ao longo das décadas mantém-se jovem e dinâmica sem perder de vista a filosofia que inspirou sua criação, ou seja, desenvolver o amor pelo saber base de todo projeto cultural e de todas as ramificações profissionais.

O colégio Santa Maria está sintonizado com nosso tempo,voltado para o futuro, sem deixar de preservar suas raízes e o conjunto de experiências que acumulou no decorrer da educação em nosso Brasil. De acordo com o espírito enriquecedor de sua orientação filosófica e pedagógica o Colégio Santa Maria investe profundamente nas possibilidades que o aluno tem diante de si somando tradição com inovação.

Como instituição respeitada devida a sua inabalável seriedade o Santa Maria estabelece metas a serem trabalhada ao longo do ano letivo as quais dão sentido a sagrada missão educativa ou seja a missão mais difícil e ao mesmo tempo a mais útil de todas as que movem a nossa sociedade, hoje dirigido com muita competência pela educadora ROSA AMÉLIA MUNIZ EMERY CARNEIRO.

Esta homenagem ao Colégio Santa Maria o faço também como cidadã que confiou a formação dos meus filhos a partir do Maternal até a data presente, nele meu filho Fernando Henrique concluiu o ensino fundamental e médio, hoje cursa direito na Universidade Católica. E também minha filha Amanda Fernandes que começou no ensino fundamental e agora está cursando o ensino médio.

Agradecemos, todos nós pernambucanos, o benefício que neste mais de meio século nos proporcionou essa exemplar instituição, nos dando ensino de qualidade mostrando o caminho do bem, do amor ao próximo e principalmente a Deus e a Virgem Maria.

Como representante do povo recifense saúdo e parabenizo a todos que fazem com orgulho o Colégio Santa Maria, Parabéns.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMISSÃO DE SAÚDE VÊ O MAU ESTADO DA POLICLÍNICA ARNALDO MARQUES NO IBURA

Integrante da rede hospitalar do Recife, a Policlínica Arnaldo Marques - no Distrito Sanitário VI, bairro do Ibura - está em situação péssima tanto no atendimento aos pacientes quanto para a acomodação profissional dos médicos e enfermeiros. Esta foi a constatação dos vereadores Dra. Vera Lopes (PPS), que é pediatra plantonista, Luiz Eustáquio (PT) e Jadeval de Lima (PTN), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, ao visitarem esta Policlínica após serem informados dos problemas enfrentados por esta unidade de saúde. A visita foi feita no dia 24 pela manhã. Logo ao chegarem, os vereadores perceberam, na sala de enfermagem, a total falta de higiene e de equipamentos. Enfermeiras informaram que há falta de médicos. Assinalaram que, depois do surgimento das UPAs, policlínicas como esta do Ibura foram desprezadas pelo poder público.

Os vereadores da Comissão de Saúde souberam que esta Policlínica é o local para onde chegam centenas e centenas de pacientes vindos não só do Recife, mas de diversos municípios da Região Metropolitana e até do Agreste. Portanto, está sobrecarregada e sem condições de atendimento. Jaíze, filha de um senhor internado na Policlínica, informou que seu pai não está tendo nem condições de atendimento nem acomodação como paciente. No setor pediátrico, atendido só por dois pediatras, pacientes infantis correm perigo de cair das camas em que estão, já que estas foram colocadas em situação tal que podem desabar no chão.

Na sala de urgência, a enfermeira fiscal Kátia Sales mostrou aos vereadores as portas quebradas. A integrante da direção financeira da unidade, Ivanize Souza, também acompanhou Vera Lopes, Luiz Eustáquio e Jadeval de Lima ao longo da visitação. A técnica de enfermagem Tereza Seabra, que trabalha na Policlínica há 16 anos, garantiu que a direção da casa vive pedindo mais médicos e outras necessidades, mas "ficam dizendo que não existem recursos para isso". Ela prometeu que vai reclamar direto ao secretário de Saúde.

Em outro lado da Policlínica está a sala de repouso dos pacientes, localizada junto a um paredão do morro do Ibura. Atendentes denunciaram que ali sempre estão caindo pedras no telhado e janelas, lançadas de cima do morro. A situação é de perigo total. A falta de conforto e segurança se repete no berçário e também na sala de repouso dos médicos, assim como nos sanitários, sempre sujos e perigosos para a saúde. "Esta policlínica está no buraco!!!", lamentou a vereadora Vera Lopes.

Ao final da visita - feita de surpresa para flagrar a situação verdadeira deste hospital - os membros da Comissão de Saúde reuniram-se com a direção da casa, representada pela diretora de engenharia, Sandra Duarte. Ouviram a promessa de que as expectativas são de melhorias com a instalação, nos próximos dois meses, de uma nova estrutura na Policlínica Arnaldo Marques. Os vereadores estarão atentos para cobrar e exigir melhorias no atendimento, como enfatizou a vereadora Vera Lopes.

sábado, 21 de maio de 2011

Comissão de Saúde está preocupada com situação de PSFs


As condições de funcionamento dos Postos de Saúde da Família (PSFs) e policlínicas do Recife foram tema de debate na reunião desta quinta-feira, 19, da Comissão de Saúde. “Estão faltando médicos, medicamentos e a estrutura física é precária. Nesse período de chuva, as paredes estão úmidas e o teto de alguns prédios ameaça cair”, denunciou a vice-presidente da comissão vereadora Doutora Vera Lopes (PPS). Para confirmar as informações, o presidente vereador Luiz Eustáquio (PT) afirmou que vai programar, nos próximos dias, uma visita dos componentes da comissão a alguns PSFs.

De acordo com a Doutora Vera Lopes, está faltando até soro de reidratação oral em policlínicas de urgência. “Isso está acontecendo no Helena Moura, por exemplo. O que é grave, pois estamos enfrentando um verdadeiro surto de gastroenterite. Também estamos preocupados com a falta de medicamentos, pois as pessoas estão andando dentro de água e correm o risco de contrair leptospirose”, disse ela. A falta de médicos nos PSFs e policlínicas, advertiu, deve-se à questão salarial. Enquanto o Estado paga aos médicos plantonistas cerca de R$ 7 mil para plantões de 24h semanais, o município do Recife paga cerca de R$ 3 mil. Já os médicos que trabalham 40 horas semanais, recebem R$ 6 mil, nos PSFs.

Luiz Eustáquio confirmou que vem recebendo informações semelhantes sobre os PSFs e policlínicas do Recife. Além desses debates, a Comissão de Saúde aprovou cinco projetos de lei e distribuiu outros sete para emissão de pareceres. Também esteve presente na reunião o vereador Jadeval de Lima (PTN).

quarta-feira, 18 de maio de 2011

VERA LOPES MOSTRA SEU TRABALHO DE VEREADORA E REFORÇA NOME DE JUNGMANN

A direção regional do PPS realizou, na segunda-feira dia 16, mais uma reunião para completar a listagem de nomes para se candidatarem a vereador nas próximas eleições. A chamada nominata – listagem desses nomes – aconteceu no Jet Clube, bairro dos Coelhos, comandada pelo presidente regional da legenda, o ex-ministro Raul Jungmann. À mesa dos trabalhos, a vereadora Dra. Vera Lopes teve a oportunidade de detalhar à centena de participantes do encontro o trabalho que vem realizando, como vereadora e como cidadã nas ruas do Recife. Vera aproveitou para dar força à voz do PPS em favor da candidatura de Jungmann a prefeito em 2012.

“Não há quem tenha o quilate de Raul Jungmann para disputar a Prefeitura de nossa cidade!”, afirmou à toda voz. Ao mesmo tempo, agradeceu a presença do pessoal de Jaboatão dos Guararapes, cidade onde ela recebeu o título de Cidadã Jaboatonense. A vereadora foi muito aplaudida quando descreveu seus projetos de lei para melhorar o padrão de vida do povo do Recife. “Como vice-presidente da Comissão de Saúde na Câmara, tenho lutado para que aumentem as vagas nos hospitais, inclusive para que melhore o atendimento aos idosos – eles que são as grandes vítimas da carestia dos planos de saúde”.

Quanto às crianças, a Doutora Vera, que é pediatra, se empenha para elas tenham acesso a todas as vacinas necessárias, gratuitamente. Outro projeto, sancionado pela Prefeitura, proíbe a retenção de macas das ambulâncias dentro dos hospitais. Em outra iniciativa sua, teve sancionada a lei contra a prática do bullying nas escolas municipais. Ao lado disso, sua atuação é para que as urgências nos hospitais tenham soro e vacina antitetânica.

Na área do comando dos hospitais, Vera Lopes apresentou projeto garantindo eleições diretas para escolha dos diretores dos hospitais municipais, “o que evita o loteamento político destes cargos”, explicou. Na relação dos planos de saúde com seus clientes, a vereadora realizou audiência pública condenando os baixos preços pagos pelo trabalho dos médicos contratados por esses planos, assim como as más condições oferecidas a estes para atenderem os doentes. Segundo a Doutora Vera, é importante também que cresça o número de leitos de UTI. Ela é revoltada contra um grande absurdo: os doentes mentais tem sido transportados para hospitais por camburões da polícia, como se fossem bandidos. “Devem ser transportados por ambulâncias do SAMU, igual outros doentes”, assinala a vereadora, preocupada com a situação vexatória por que passam os familiares do doente ao verem chegar na porta de casa o carro de polícia.

Um dos mais recentes projetos, lembrado por ela na reunião do PPS, é o que proíbe cobrança por estacionamento nas áreas de shopping centers, hospitais, supermercados e outros estabelecimentos.Vera Lopes inspirou-se no que acontece em Salvador, Natal, Fortaleza e outras cidades do país, onde tais estacionamentos são gratuitos. Ao concluir o relato de suas ações na Câmara Municipal do Recife, Vera Lopes foi bastante aplaudida.

Em meio ao encontro do PPS, o economista e chefe de gabinete da vereadora, Emílio Duartes, surpreendeu os presentes ao informar que, pela Internet, foi divulgada ao país uma afirmação do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, feita em São Paulo. O tucano garantiu que a melhor opção como candidato a prefeito do Recife é, sem dúvida, o de Raul Jungmann. Seguiu-se um estrondoso aplauso da platéia.

terça-feira, 10 de maio de 2011


VERA LOPES REFORÇA CAMPANHA

PELA DOAÇÃO DE SANGUE NO HEMOPE

As chuvas persistentes dos últimos dias no Recife estão causando um outro problema grave, como notou a vereadora e médica Dra. Vera Lopes (PPS) na sessão de ontem, dia 10, na Câmara do Recife. É a ausência dos doadores de sangue nas casas de saúde. "Os doadores desapareceram devido a essas chuvas. Estamos há poucos dias das festas juninas e os estoques estão mínimos", salientou Vera Lopes, que é plantonista em hospitais e testemunha todos os dias essa situação dramática.No Dia das Mães, dia 8, Vera Lopes saiu ás ruas em Boa Viagem, conseguindo que cerca de 20 doadores voluntários fossem ao Hemope para doarem sangue. Todos eles e elas, vindos da comunidade Entra Apulso (Boa Viagem) vestidos com a camisa alusiva às mães, com a inscrição "Doe sangue para um filho do coração". Reforçando sua luta por mais doações, Vera Lopes pediu: "Façam mutirões, doem sangue e levem outras pessoas para doar e, assim, salvar a vida de muitos e muitas que precisam!!!".

segunda-feira, 9 de maio de 2011

VERA LOPES REUNE DOADORES PARA
AJUDAR A CAMPANHA POR DOAÇÃO DE SANGUE

Com o apoio e incentivo da vereadora e médica Vera Lopes, nada menos do que 18 pessoas da comunidade Entra Apulso (Boa Viagem) participaram, no último sábado dia 7, da campanha por doação de sangue promovida pelo Hemope . A campanha visa aumentar as reservas de sangue e melhorar situação para os pacientes nas casas de saúde. Como médica plantonista, Vera Lopes testemunha todo dia a situação das reservas de sangue, situação que agora tende a melhorar por causa do aumento de doadores.

domingo, 8 de maio de 2011

VEREADORA VERA LOPES ENTRE
AS "MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA"
Uma nova homenagem às mulheres pernambucanas aconteceu ontem, dia 5, numa casa de recepção em Vitória de Sto. Antão. O jornalista Marcelo Mesquita comandou a equipe da revista Total no evento anual "As mulheres que fazem a diferença", que chegou aos nomes delas após uma pesquisa de opinião. Desta vez, quem esteve entre as homenageadas foi a vereadora recifense e pediatra Dra. Vera Lopes (PPS) pelo trabalho importante que vem realizando na Câmara, onde é chamada de " Vereadora da Saúde". Ela recebeu, merecidamente, o diploma "As Mulheres que fazem a diferença", entregue por Marcelo Mesquita.

Dia das Mães

MAMÃE VERA LOPES HOMENAGEIA
TODAS AS MÃES DO MUNDO NESTE DIA

Na sua atividade pediátrica, todos os dias, a vereadora e médica Vera Lopes, mãe de um casal de filhos, tem uma visão mais profunda do que seja ser mãe, nos bons e nos maus momentos. Afinal, a Doutora Vera recebe e trata das crianças doentes em pelo menos quatro hospitais onde é plantonista. A todo momento surgem mães aflitas com o filho, a filha doentes nos braços. E também o sorriso aliviado e feliz das mães que tem de volta sua criança curada, brincalhona, de volta para casa. Nesse Dia das Mães, Vera Lopes - em nome de sua missão humanitária de todos os dias - presta sua homenagem ao Dia das Mães, neste domingo dia 8 de maio. "Como mãe do meu querido casal de filhos, transmito a todas as outras mães os meus votos de plena felicidade!",  deseja a Doutora Vera Lopes. Viva o Dia das Mães!!!



quarta-feira, 4 de maio de 2011

VERA LOPES DEU O MOTE E OPOSIÇÃO FURA O BALÃO GOVERNISTA

Um tiro que saiu pela culatra. Assim a Folha de Pernambuco, na edição desta quarta-feira, sintetizou o escorregão que os governistas sofreram na sessão desta terça-feira na Câmara recifense. Esse tiro levou ao insucesso da estratégia adotada pela bancada governista da Câmara Municipal do Recife, que buscava a aprovação da reforma administrativa, enviada há quase dois meses pelo Executivo, e que tem encontrado resistência para ser votada. A vereadora Vera Lopes, do bloco oposicionista, deu a pancada certa em meio ao confronto. Vejam como foi.

A mensagem deixou o plenário, de novo, sem o desfecho esperado pela base governista. No momento em que a matéria foi colocada em votação, o petista Luiz Eustáquio pediu vistas para evitar que um novo oposicionista - Priscila Krause pedira na semana passada - o fizesse e prorrogasse, por mais cinco dias, a análise do texto. Contudo, a vereadora Vera Lopes solicitou, em seguida, um pedido de vista conjunto, o que deixou os governistas babando de raiva.

O presidente da Casa, o petista Jurandir Liberal, não acatou de imediato o pedido de Vera Lopes, alegando que o Regimento Interno da Casa não prevê o artifício utilizado pela vereadora já que matéria já fora retirada do plenário para análise individual da líder da bancada, Priscila Krause. Argumento que foi rechaçado pela própria democrata, que assegurou ao petista que a solicitação de sua colega de bancada era pertinente. “Pode sim! O parágrafo 2º do artigo 357 do Regimento Interno não limita o número de vereadores que podem pedir vistas de forma conjunta num segundo momento”, frisou a democrata.

Inconformado com o questionamento de Priscila, Jurandir Liberal afirmou, em tom mais forte, que a solicitação de vista seguiria negada. “O vereador Luiz Eustáquio já fez o pedido e outro não poderá ser feito”, destacou o presidente, recebendo, na sequência, críticas da democrata. “O senhor está sendo autoritário como presidente! O Regimento Interno não limita”, bradou a parlamentar. Inconformada, Priscila chegou a falar que iria ingressar com recurso, na Justiça, por desrespeito à norma da Casa de José Mariano. E aí o confronto pegou fogo no plenário. A oposição, com Vera Lopes no meio do confronto, está com todo gás.

Por sua vez, o vereador Carlos Gueiros (PTB) pediu a palavra para solicitar uma revisão do Regimento Interno da Câmara com o fim de encerrar a discussão. E, após rápida reunião com os membros da Mesa Diretora, o presidente Jurandir Liberal permitiu que outros parlamentares, além de Luiz Eustáquio, pudessem analisar o projeto de reforma. “Os demais vereadores que quiserem pedir vistas podem pedir”, sentenciou o petista. Houve palmas das galerias, festejando a vitória da proposta de Vera Lopes. A data limite para a matéria da reforma voltar ao plenário e ser votada é na próxima terça-feira, dia 10.