quarta-feira, 30 de março de 2011

AVISO URGENTE

VERA LOPES ALERTA PARA
NOVO SURTO DE DENGUE

O surgimento do tipo 4 do vírus da dengue em Pernambuco foi abordado no
plenário da Câmara recifense, na sessão de hoje dia 30. O grito foi dado
pela vereadora e médica Vera Lopes (PPS) protestando contra o fato de as
autoridades de saúde, diante desse perigo, não terem dito até agora quais
providências estão tomando. Está tudo como se nada estivesse acontecendo,
nota Vera Lopes.

Plantonista pediatra, a vereadora informou que o vírus 4 da dengue tem
efeitos parecidos com os da febre amarela, e até hoje ainda não existem
anticorpos contra esse vírus 4. Segundo Vera Lopes, uma forma de
autodefesa da população é conhecer todas as formas para impedir a
proliferação do mosquito da dengue. Ao lado disso, a vereadora aponta o
despreparo das policlínicas e UPAs para enfrentarem o surto. Estas só
atuam em casos de emergência e as policlínicas agem nos casos de
gravidade, mas falta estrutura para enfrentar novo surto, e estão sempre
superlotadas.

"Leva-se de quatro a seis horas para um atendimento. É preciso que nessas
unidades de saúde haja a classificação de riscos, mesmo porque os casos de
dengue estão aumentando rapidamente!", assinalou a médica Vera Lopes, que
é plantonista em vários hospitais da Região Metropolitana. Considerada a
"vereadora da Saúde" na Câmara recifense, Vera Lopes fala com conhecimento
de causa.

terça-feira, 29 de março de 2011

HOMENAGEM

Livro homenageia as mulheres que se destacaram em Pernambuco 

Deputada Raquel Lyra entrega o Diploma a Vera Lopes.

DIPLOMA ENTREGUE A VERA LOPES

VERA LOPES RECEBE DIPLOMA DE MULHER QUE MUDOU A HISTÓRIA Em ato concorrido que lotou o auditório da Fafire, no bairro da Boa Vista, a vereadora Dra. Vera Lopes recebeu, das mãos da deputada Raquel Lyira, o Diploma Mulheres Que Mudaram a história de Pernambuco. A cerimônia, que diplomou outras 49 mulheres de destaque em nossa sociedade, foi a sétima edição desta diplomação, concebida, organizada e presidida pelo jornalista recifense Carlos Cavalcanti,com apoio não só da Fafire, mas de várias outras entidades, e que marca o primeiro semestre na sociedade do Recife. "Esta diplomação - disse Vera Lopes, ostentando o Diploma que acabara de receber no palco, sob aplausos - é um grande incentivo para que continuemos a lutar em favor da saúde de nossa população e pelos direitos dos seus cidadãos e cidadãs". A diplomação de Vera, segundo Cavalcanti, deve-se não só à atividade de vereadora, mas também à luta cotidiana de Vera, médica pediatra em defesa da saúde das crianças e à sua disposição de fazer plantão todo dia, inclusive nas madrugadas, em pelo menos três hospitais do Grande Recife. À mesa da cerimônia, estava o vice-governador do Estado, João Lyra Neto, a diretora da Fafire, Maria Soares da Graça, o diretor da Associação Pernambucana de Imprensa, Múcio Aguiar Neto, a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Rejane Pereira, a deputada estadual Laura Gomes e a defensora pública Marta Freire. A saudação inicial aos homenageados (houve premiação paralela a alguns cidadãos de destaque ) foi feita por Carlos Cavalcanti, seguindo-se a fala de João Lyraque saudou o organizador da diplomação em nome do Governo estadual. A diretora da Fafire fez um histórico da Faculdade Fafire. Antes de entregar o Doploma à vereadora Vera Lopes, a deputada Raquel Lyra salientou que a presença cada vez maior da mulher na gestão das atividades públicas "diminue as distâncias entre homens e mulheres". Esse Diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco soma-se a outros que Vera Lopes obteve nos anos anteriores, como o de Cidadã Jaboatonense, seguido da premiação de premiação dada pelo Caxangá Ágape, o de Celebridades de 2003 e outros. A vereadora faz por merecer todas essas homenagens..

domingo, 27 de março de 2011

FESTANÇA


A FESTA DE FERNANDES
E VERA FOI UM SUCESSO
 
Foi um sucesso o festão que aconteceu na área social do edífício 14Bis, na Av. Boa Viagem, comemorando os 50 anos de vida do marido da vereadora Vera Lopes (PPS), Ornil Fernandes. A comemoração aconteceu no sábado à noite, dia 26 de março. Estiveram presentes, abraçando o novo cinquentão a cúpula do partido no Recife, lideranças comunitárias que apoiam Vera Lopes, amigos e toda equipe da vereadora. Parabéns ao Fernandes!



sábado, 26 de março de 2011

ANIVERSÁRIO

ESPOSO DE VERA LOPES
COMPLETA 50 ANOS DE IDADE

Com uma festa animadíssima, no espaço social do prédio onde moram, o 14Bis na Av. Boa Viagem, o policial federal Ornil Fernandes, e sua esposa, vereadora Doutora Vera Lopes, tiveram um belo motivo para receberem os amigos, líderes comunitários e colegas de trabalho neste sábado, dia 26. Trata-se da comemoração dos 50 anos de idade de Fernandes, nascido em 1961. Como não é todo ano que se comemora meio século de vida, a data foi exaltada ao máximo por todos. O aniversariante e sua esposa aproveitam a oportunidade para agradecer a todos pelo apoio e amizade. Viva Ornil Fernandes!!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

CÂMARA RECEBE PROJETO DA COPA 2014





COMISSÕES DA

CÂMARA DISCUTEM PROJETO DA PCR SOBRE A COPA DE 2014

 

As comissões de Legislação e Justiça e de Finanças da Câmara Municipal do Recife reuniram-se no Plenarinho da casa, na manhã desta quinta-feira dia 24, para avaliar o amplo Projeto do Executivo – de número 02/2011. que cria a Secretaria Especial da Copa de 2014, a Controladoria Geral do Município. Além disso, essa mensagem da Prefeitura aumenta o número de cargos na administração indireta. O Projeto cria também a Coordenadoria do Parque Dona Lindu.

 

A matéria foi discutida pelos secretários Amir Schvarts (Infraestrutura), Evelyne Labanca (Secretaria Especial de Gestão e Planejamento), Petrônio Magalhães (Finanças), Dácio Rossiter (Administração e Gestão de Pessoas) e Débora Mendes (presidente da URB). A mesa foi presidida pelo vereador Carlos Gueiros, presidente da Comissão de Finanças, e Marilia Arraes, da Comissão de Legislação e Justiça.

 

Os vereadores da oposição participaram da reunião e ficaram espantados com os custos que serão gerados a mais – se o projeto passar – pelo aumento de cargos na administração direta e indireta na ordem de R$ 5.588.792,51 ao ano. 

 

Por estar em missão oficial da Câmara do Recife em Salvador (BA), a vereadora Vera Lopes não pode comparecer à audiência, mas foi representada, conforme sua orientação, pelo seu chefe de gabinete, Emílio Duarte. Mesmo de longe, a vereadora municiou os demais integrantes da bancada da oposição, através de seu assessor, o impacto financeiro do referido projeto.

 

Portanto, a vereadora ficou sabendo, em tempo real, sobre o andamento da reunião, sendo informada pelo chefe de gabinete sobre o tamanho do impacto nos cofres públicos devido à criação dessa secretaria temporária.

 

 


 

 

 

terça-feira, 22 de março de 2011

DIPLOMA PARA VERA, A MAIS ASSÍDUA


VERA LOPES ESTÁ ENTRE AS
MULHERES QUE MUDAM A HISTÓRIA

Será no próximo dia 28, segunda-feira, o dia da entrega do Diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco. Esta premiação, que será às 17h no auditório da Fafire (Av. Conde da Boa Vista), será entregue a 50 mulheres das mais diversas áreas de atividade. A Câmara Municipal do Recife estará presente na pessoa da vereadora Dra. Vera Lopes (PPS), escolhida em razão do trabalho que vem realizando na Casa de José Mariano, onde é identificada como a Vereadora da Saúde, por trazer ao plenário e audiências públicas as questões sobre doenças e prevenção sanitária na cidade do Recife.
 
A VEREADORA MAIS ASSÍDUA ÀS SESSÕES 
 
Ao lado dessa homenagem à vereadora do PPS, reportagem investigativa do Diario de Pernambuco constatou que Vera Lopes está entre os três vereadores que mais assíduos frequentadores das sessões na Câmara Municipal ( reportagem na edição do dia 20 de março último ). Os outros são o vereador Almir Fernando (PCdoB) e Maré Malta (PPS). O dado importante dessa conclusão do Diario é que entre os três mais assíduos, nada menos que dois são do PPS, ou seja, toda a bancada deste partido. E mais: entre as quatro vereadoras da Casa de José Mariano, Vera Lopes é a que mais está presente às sessões. Realmente, ela faz jus ao Diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco. Parabéns, Vera Lopes.

quinta-feira, 17 de março de 2011

EM DEFESA DA SAÚDE


VEREADORA EXIGE MAIS AÇÕES
     NO COMBATE À DENGUE

Como oposicionista propositiva, como fez questão de se definir, a vereadora Vera Lopes integrou, na manhã de ontem (dia 17) a Mesa dos trabalhos da audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara recifense. Ela é vice-presidente desta Comissão, que pôs em discussão a eficácia das iniciativas do poder público no combate à dengue. E foi clara quando disse: "É grande nossa responsabilidade em cobrar ações e defender a população contra o mosquito transmissor, o aedis egipty". A audiência, presidida pelo vereador petista Luiz Eustáquio, teve à mesa o médico e secretário municipal de saúde, Gustavo Couto, e mais: Diego Pessoa Gomes (coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Adeilza Gomes Ferraz (diretora de Vigilância à Saúde), Jorge Alberto da Silva (representando o Sindicato dos Agentes de Saúde Ambiental e Combate a Endemias-Sindasace-pe-, além dos vereadores Jadeval de Lima, Estéfano Menudo e Jurandir Liberal.

Foi colocada em questão a qualidade das ações municipais no combate aos crescentes casos de dengue. Os representantes da política sanitária oficial se esforçaram para mostrar que - até com slides projetados em telão -  existe uma preocupação da PCR em fazer um combate sistemático aos focos da dengue na cidade, assim como o aumento das condições de internamento. "Toda a sociedade deve estar mobilizada. Mais de 85 por cento dos criadouros de mosquitos da dengue estão dentro das casas. Há no Recife cerca de 5,6 mil terrenos baldios onde o mosquito tem condições de se reproduzir. Um dos transmissores da dengue pode se reproduzir por 300 vezes. Se não há ação sistemática, não há como enfrentar", disse o secretário Gustavo Couto, lembrando que no Brasil já está circulando o transmissor do poderosos virus4.

Para Vera Lopes, o que se está vendo é o aumento dos casos de dengue, mesmo com o poder municipal afirmando que tem combatido, prometendo colocar na cidade mais 200 agentes de combate ao mosquito. A vereadora fala como testemunha diária dos novos casos, vitimando crianças, que são levados aos hospitais, e nem sempre internadas devido à falta de leitos. "Antes tínhamos casos de dengue em época de chuvas no Recife. Hoje, a dengue já está presente o ano inteiro. Há anos passados não tínhamos essa doença, a qual surgiu depois daquela epidemia grande no Rio de Janeiro, para onde viajei e pude constatar o tamanho da epidemia. Aqui no Recife continuamos sem estrutura para tratar dessa epidemia. Não existe imunidade para quem pegou dengue pela primeira vez. Não estamos preparados para o pior, e nossas crianças estão sem leitos suficientes, a exemplo do Hospital Helena Moura, onde trabalho. Tivemos que abrir duas enfermarias para esses casos, sem que essa casa de saaúde seja especializada em dengue. os doentes ficam nas enfermarias", informou Vera Lopes.

Ela concorda que, nessa conjuntura, toda a população deve ajudar a partir de suas próprias casas. é necessária, segundo ela, não só a prevenção, mas também o treinamento de mais agentes,médicos, enfermeiros etc para que fiscxalizem e detectem os focos. A vereadora contestou a versão inicial sobre o mosquito transmissor, pela qual este inseto só circula voando baixo, a centímetros ou no máximo dois metros do chão. Essa idéia, mostrou Vera Lopes, foi liquidada com a descoberta de mosquitos aedis egipty lá no alto de um prédio de 20 andares, no bairro de Boa Viagem. "Isso é vôo baixo?", indagou Vera Lopes, com o apoio do público que se fez presente na audiência. As ações imediatas aos primeiros sinais da dengue, ensinou Vera Lopes, é beber bastante água e ingerir soro oral, o que faz baixar a febre, afastando o agravamento da dengue.

Como opositora propositiva, como se definiu, a vereadora cobrou mais vagas nas UTIs e mais PSFs (Postos de Saúde da Família). Em várias comunidades da áres sul do Recife, disse ela, não há PSFs, lembrando do caso da comunidade ZEIS Entra Apulso, onde há acúmulo d´água nas canaletas, causado pela expansão da área do Shopping Recife. Alí foi impedido o escoamento das águas das chuvas. Portanto, foi criada toda uma condição para a reprodução dos mosquitos da dengue. E afirmou, em clima de denúncia: "Num caso de dengue, para onde enviar os pacientes? Quais os hospitais conveniados para tratar da dengue? Não há leitos! Eu vou fiscalizar!", garantiu Vera Lopes, sendo aplaudida pela platéia da audiência pública.

Concordando com ela, os vereadores Luiz Eustáquo e Jadeval de Lima cobraram a existência de agentes anti-dengue atuando nas matas e terrenos vagos na cidade. Assim como consideraram importante fazer parcerias com os bombeiros e a brigada ambiental que atua na área metropolitana. Tudo diante da necessidade da sociedade, em conjunto, atuar contra a dengue.


terça-feira, 15 de março de 2011

COBRANÇA DA SOCIEDADE


AUDIÊNCIA ABRE O DEBATE SOBRE
CARESTIA NOS ESTACIONAMENTOS

A cobrança caríssima por estacionamento nos shoppings, hospitais e hipermercados, promovida pela vereadora Vera Lopes (PPS) abriu o debate sobre essas questão com representantes da sociedade civil, na manhã desta terça-feira dia 15, no Plenarinho da Câmara recifense. A exploração nos preços - que chegam a R$ 4,50 em média por cada hora de estacionamento - transformou-se, no Recife, em uma verdadeira indústria, tendo os clientes e consumidores como vítimas, como salientou Vera Lopes, que presidiu a mesa dos trabalhos, composta pelos promotores do Ministério Público Liliane Fonseca Rocha e Maviael de Souza (defesa do consumidor) e Paulo Lapenda (defesa do idoso), além do advogado e professor Guido Cavalcanti Filho (assessor jurídico da vereadora) e do ex-ministro Raul Jungman (PPS). Também participaram da audiência os vereadores Maré malta (PPS), Amaro Cipriano-Maguary (PDT) e Inácio Neto (PT), além dos representantes da a comunidade Entra Apulso (ZEIS), Lote Sena e José Maurício da Silva e de Igor Correia, secretário do Centro Cultura e Cidadania Ernesto Che Guevara, do bairro de Santo Amaro.

 

Este debate marcou o Dia do Consumidor, como planejou a vereadora Vera Lopes, a qual abriu a audiência agradecendo a presença de uma turma do curso de Direito das Faculdades Integradas do Recife (FIR) e lembrou que o exemplo de Salvador (BA), capital que ela visitou há dias e a inspirou para lutar contra os preços escorchantes dos estacionamentos no Recife. Na capital baiana não há mais estacionamentos pagos em áreas abertas ao público desde 2007, graças a uma lei municipal. "o que é que a Bahia tem que nós não temos?", perguntou ela, ao assinalar que por aqui há plenas condições para que haja lei municipal acabando com a exploração em cima dos cidadãos e cidadãs que se deslocam em carros.

 

Na sua fala, a promotora Liliane Fonseca Rocha acentuou que o estacionamento é um serviço já incluído no rol de responsabilidades da empresa que recebe os cidadãos para compras ou atendimentos outros. Lembrou que, além de tudo isso, "pagamos a empresas de estacionamento e essas empresas ainda dizem que não se responsabilizam por roubos e arrombamentos dos veículos. Deve haver uma lei que proíba cobrança deste tipo". Ela lembrou que até de veículos em serviço público é exigido pagamento nos estacionamentos.

 

O promotor Maviael de Souza informou que parou de ir a certos mercados por causa dessa cobrança, e disse confiar que uma lei municipal pode acabar com essa exploração, a qual não dá nem recibo ao cliente por recepcionarem o veículo. 'empresa de estacionamento virou mania", salientou o promotor. Por sua vez, o promotor Paulo Lapenda tocou na questão dos idosos, os quais estão, por lei, isentos de pagar, mas na prática a cobrança é feita em toda parte. Enalteceu a iniciativa de Vera Lopes e disse que o Ministério Público está buscando apoio da sociedade. O caminho, disse ele, é criar comissões e juntar a população para mostrar, claramente, que os idosos estão aí e têm seus direitos.

 

Vera Lopes lembrou que as áreas de estacionamento nos shoppings (cedidas pelo poder municipal e não vendidas às empresas) já tomam conta dos acessos e saídas das comunidades, a exemplo do que ocorre na Entra Apulso, em Boa Viagem. Já o assessor jurídico Guido Cavalcanti lembrou que "a propriedade privada não é absoluta, mesmo que seja dela o terreno. Por isso, não temo direito de cobrar e exigir quanto quiser. A injustiça é grande porque a lucratividade destes estabelecimentos é grande, gigantesca". E sobre o exemplo de Salvador, disse: "Vivemos numa federação. A justiça baiana deve ser lida à luz do código federativo. Portanto, deve ser aplicada igualmente por todos os estados e municípios. Estamos aqui., nessa audiência, para conseguir uma vitória!".

 

O vereador Inácio Neto lembrou que em anos anteriores, houve três tentativas de se proibir, com lei municipal, a cobrança nos estacionamentos, tentativas dos ex-vereadores José neves, Fred Oliveira e Roberto Teixeira. Todas fracassaram por esbarrarem na legislação federal, que impede as câmaras de legislarem sobre o direito de propriedade. Apesar dessa afirmação, Inácio Neto fez questão de dizer que concorda com a iniciativa de Vera Lopes.

Esta reagiu prontamente, afirmando: "A PCR pode muito bem não conceder alvará de funcionamento se a empresa ficar cobrando pelo estacionamento".

 

A promotora Liliane lembrou que, nesse debate, o fundamental é legislar em favor do consumidor, e com vontade política, com o apoio da população. 'Assim, iremos ganhar, pois o direito social do consumidor deve se sobrepor ao direito de propriedade". Diante disso, Vera Lopes concluiu que "a briga é grande!", assim como o presidente da comunidade Entra Apulso, Lote Sena, o qual afirmou: "A área de estacionamento do Shopping Recife é pública, o shopping tomou conta. Denunciamos o absurdo que fizeram liquidando com o parque ecológico do local, onde havia manguezais. Estamos com a Doutora Vera, que teve a coragem de romper o silêncio sobre isso. Se é preciso ir às ruas, com bandeiras e lutar pela legislação, conte conosco!".

 

O secretário do Centro Che Guevara, Igor Correia, informou que no seu bairro, Santo Amaro, os moradores travam há tempos uma briga contra os altos preços para estacionar, e lutaram e vão continuar lutando para que seja derrubado o muro que, segundo ele, criou um verdadeiro "apartheid" entre o Shopping Tacaruna e a comunidade do bairro. Igor foi aplaudido pelo ex-senador e ex-ministro Raul Jungmann, que foi enfático: "Salta aos olhos a despreocupação das autoridades para com as necessidades das comunidades adjacentes. Por que tanta atenção às exigências dos shoppings? Eu estive em Washington (EUA) onde visitei três shoppings e nada me foi cobrado por estacionamento. A iniciativa de Vera Lopes é atual, deve ser levada a esta Câmara como projeto-de-lei".

 

Com a palavra, o vereador Maré Malta lembrou que existem limites para todos os direitos. "Aqui, estamos fazendo um movimento social por mudança. É preciso fazer o poder público sair dessa dormência em que está. Sim, defendemos o emprego – dado pelas empresas – mas também defendemos os direitos. Essa é uma causa legítima". Em seguida, o vereador Amaro Cipriano-Maguary informou que essa cobrança em estacionamento acontece também, com desentendimentos, no pátio da Ceasa. "Vamos lutar contra os poderosos. Eles esquecem da questão social, enquanto o Executivo está calado. Isso porque há interesses dos poderosos por trás disso".

 

Fechando a série de pronunciamentos, o formando em direito, José Maurício da Silva, da ZEIS Entra Apulso, levantou a voz: "Estamos sendo lesionados em nossos direitos. Nós, lá na Entra Apulso, somos 10 mil pessoas morando em 8,33 hectares, enquanto o Shopping Recife ocupa 10 hectares". Essa sua informação reforçou a de que esses grandes centros de venda estão ocupando cada vez mais áreas que deveriam dar lugar às comunidades.

 

 

 



sábado, 12 de março de 2011

PARABÉNS AO RECIFE

A passagem dos 474 anos da cidade do Recife está sendo motivo de comemoração também por parte da vereadora recifense, Doutora Vera Lopes. Neste aniversário de nossa cidade, a vereadora reafirma seu orgulho de estar entre os 37 representantes do povo da capital pernambucana na Câmara Municipal do Recife. Nesta data, 12 de março, Vera Lopes lembra de sua atuação diária em defesa dos direitos dos cidadãos e cidadãs a uma vida urbana com segurança, saúde e garantia de atendimentos municipal para as suas reivindicações.

E estas reivindicações, segundo Vera Lopes, têm, sempre, que ser ouvidas na Câmara e nas ruas. É exatamente o que a vereadora vem fazendo, repetidamente, desde que asssumiu mandato na Casa de José Mariano. Ela entende que é assim, de olhos e ouvidos atentos ao que ocorre na cidade, que é possível bem representar a população. Como médica pediatra, plantonista em vários hospitais, Vera Lopes reserva atenção especial à questão da saúde dos adultos e crianças de nossa cidade. Vera é a Vereadora da Saúde. E assim continua e continuará em sua atuação na Câmara Municipal. Parabéns ao Recife por mais esse aniversário!

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A nota publicada na coluna Diario Urbano, do Diario de Pernambuco, edição desta sexta-feira 11 de março, revela a verdadeira disposição de Vera Lopes na luta em defesa doas direitos dos cidadãos e cidadãs do Recife. Ela promove, neste dia 15, terça-feira, às 10h, uma audiência pública no Plenarinho da Câmara contra a cobrança extorsiva pelo uso dos estacionamentos nos hospitais e shoppings do Recife. Leiam a nota.

Por que não?

A vereadora Vera Lopes não está desanimada, não, com a luta em defesa da queda da taxa de estacionamento em grandes centros comerciais. Foi a Salvador e constatou o resultado da briga do vereador pedetista Gilberto José dos Santos Filho - isenção do pagamento em shoppings de lá - concluindo que, se deu certo na Bahia, por que não no Recife?

terça-feira, 8 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

MENSAGEM DE VERA LOPES PARA
AS MULHERES NESTE 8 DE MARÇO

A passagem do dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, mereceu da vereadora Doutora Vera Lopes palavras de incentivo para que as mulheres prossigam na sua luta contra a violência e pelos seus direitos. " Esta data, comemorada em todo mundo, é mais um passo para a conscientização de toda Humanidade quanto ao papel fundamental desempenhado por elas na construção de uma sociedade mais justa", afirmou Vera Lopes.

A vereadora lembrou que a própria casa legislativa da qual participa conseguiu, neste Legislatura, um importante passo no sentido de dar vez e voz às mulheres. " Hoje - ao contrário dos tempos passados - temos na Câmara uma verdadeira bancada feminina, com quatro integrantes, da qual tenho orgulho de fazer parte. Hoje a nossa voz diante da sociedade é ouvida como nunca foi antes", assinalou Vera Lopes, que é considerada, por sua atuação, como A Vereadora da Saúde.

"Nesta data, afirmo que as mulheres com mandato estão investidas de um papel da maior responsabilidade, já que, ao lado das denúncias contra injustiças e violências, precisamos atuar em favor da conscientização cada vez maior das mulheres do povo quanto aos seus direitos. Neste sentido, a vigência da Lei Maria da Penha é um importante instrumento. Neste oito de março devemos comemorar o avanço das leis civis que garantem e continuarão garantindo o respeito à figura da mulher e seus direitos. Viva o Dia Internacional das Mulheres! E que nossa luta prossiga no dia-a-dia das nossas vidas!", reiterou, com entusiasmo, a Doutora Vera Lopes.

 


segunda-feira, 7 de março de 2011

DEFESA DOS CIDADÃOS

HAVERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 15 SOBRE
COBRANÇA DE TAXAS DE ESTACIONAMENTO

Por iniciativa da vereadora Vera Lopes, será realizada no plenarinho da Câmara recifense audiência pública dia 15 de março às 10h, a fim de tratar de tema em defesa do consumidor referente a cobranças de taxas de estacionamento.
 
"Essa audiência - explicou Vera Lopes -  visa reunir autoridades da área de atendimento de defesa do consumidor, visto que está se tornando uma prática diária a cobrança abusiva do uso de estacionamento nos grandes centros de consumo como os shoppings, hipermercados, hospitais. Esta cobrança  é ilegal, visto que as pessoas normalmente já estão consumindo e pagando pelos serviços deste último, sendo até abusivas as taxas cobradas por estacionamento".
E mais: " Tal procedimento não deveria existir, explorando o bolso do consumidor. É de direito estacionar o veículo nas localidades em que o consumidor vai receber atendimento", acrescentou Vera Lopes.


sábado, 5 de março de 2011

FOLIA DE MOMO

VERA LOPES NO BLOCO DA FOLHA

Com traje carnavalesco e superanimada. a Doutora Vera Lopes esteve presente ao bloco Imprensa Que Vai, organizado pela Folha de Pernambuco e apoiado pelas empresas do grupo liderado pelo empresário Eduardo de Queiroz Monteiro. Concentrado ao lado dos prédios da Folha e Rádio Folha, o bloco estendeu sua frevança, na noite de quarta-feira dia dois, pelas ruas do Recife Antigo. A vereadora Vera Lopes, atendendo ao convite de Eduardo, chegou e logo foi recebida por Eduardo com um abraço. Também foi abraçada pelo diretor de redação da Folha, jornalista Henrique Barbosa.

Vera ensaiou passos de frevo, deu vivas cumprimentando os organizadores do bloco, desejando muitos outros carnavais ao Imprensa Que Vai. Ela está disposta a prestigiar o Carnaval do Recife em todos os locais. Depois de sua visita animada ao Imprensa Que Vai, Vera Lopes deslocou-se para a Rua do Bom Jesus, onde estava concentrado o bloco dos médicos e médicas inspirado na figura do patrono da medicina ocidental, o grego Hipócrates. Esse agito é só o começo da animação de Vera Lopes neste Carnaval.

quinta-feira, 3 de março de 2011

AÇÃO PELA SAÚDE

Comissão alerta para epidemias de varicela e crack

Comissão alerta para epidemias de varicela e crack

Dois problemas de saúde pública estão se expandindo no Recife: a ameaça de uma epidemia de varicela e o descontrole em relação à dependência do uso de crack. Os alertas foram feitos pela Comissão de Higiene e Saúde, que se reuniu no final de fevereiro. Durante o encontro, o presidente da comissão, vereador Luiz Eustáquio (PT), aproveitou para reforçar a opinião, expressa anteriormente por ele no plenário, de que os poderes executivos municipal e estadual ainda "não assumiram a responsabilidade de investir em programas no combate à dependência do crack como uma questão de saúde pública". A vice-presidente da Comissão de Saúde, vereadora Vera Lopes (PPS), cobrou ações das autoridades no combate ao crack.

Às vésperas da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o próximo ano, o vereador Luiz Eustáquio revelou ter ficado surpreso porque o documento não prevê "uma destinação financeira para se construir um centro de reabilitação para usuários de crack no Recife". Ele e Vera Lopes reconhecem que o município dispõe de abrigos terapêuticos e Centros de Atenção Psicossocial (os CAPS), mas não tem os centros de reabilitação. A diferença é que os dois primeiros oferecem tratamentos de desintoxicação com pouco tempo de duração e depois encaminham os pacientes para as clínicas conveniadas. Já os centros de reabilitação, que ele sugere, funcionariam como referência para o tratamento prolongado.

O vereador afirmou que se ressente da falta de centros de encaminhamentos, para recepcionar os dependentes de crack nos bairros e encaminhá-los aos centros de reabilitação. "A Prefeitura teria que prever isso e não mandá-los para continuar se tratando em clínicas conveniadas. Agindo assim, ela terceiriza os pacientes e perde o contato com eles", afirmou. A Comissão de Saúde está agendando uma reunião com o secretário de Saúde, Gustavo Couto, para discutir o problema.

A vereadora Vera Lopes (PPS), concordou com as afirmações de Luiz Eustáquio e acrescentou. "Crack não é um vício. É uma dependência física e mental. Por isso, o dependente não pode ser tratado em postos de saúde ou em UPAs. Ele precisa de uma residência terapêutica, onde fique internado por no mínimo seis meses, recebendo um tratamento intensivo com equipe multidisciplinar.  Isso, portanto, é uma questão de saúde, que só se resolve com vontade política. Um problema que afeta não só o dependente como também toda a família", afirmou.

Foi Vera Lopes quem alertou, durante a reunião, sobre o perigo de uma epidemia de varicela (catapora). Segundo ela, de cada cinco crianças que estão sendo atendidas no Hospital Pediátrico Helena Moura, três estão com a doença. "Eu sou médica e dou plantão lá. Isso tem acontecido diariamente e nós encaminhamos para o isolamento do Hospital Osvaldo Cruz", afirmou. A vereadora ressaltou que há um projeto de lei, de sua autoria, que propõe a inclusão, no calendário de vacinal do Recife, da vacina que combate a varicela. "Ela é cara, custa R$ 130 e a maioria da população não pode pagar". ( Com informações do site da Câmara do Recife).