segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PESAR

VERA LOPES TRANSMITE SEU PESAR
PELO FALECIMENTO DO FILHO DE MAGUARY

Logo que soube do falecimento do jovem Michel Cipriano de Lima, de 25 anos, filho do vereador recifense Amaro Cipriano, Maguary, a vereadora Vera Lopes logo integrou-se ao clima de pesar dos amigos e familiares do seu colega na Câmara Municipal. O falecimento - causado por tiros de revolver - ocorreu na noite deste domingo, dia 27, quando Michel estava num bar com amigos, no Jardim São Paulo.

O sepultamento aconteceu no cemitério Parque das Flores às 17 horas desta segunda-feira. Vera Lopes esteve presente, solidária com  Amaro Cipriano neste momento difícil de perda para a família do vereador.

FOLIA DE MOMO

VERA LOPES COM OS TIMBUS DE
BOA VIAGEM E NO BAILE MUNICIPAL

Convidada pelo jornalista Robson Sampaio, a vereadora Vera Lopes participou do agito pré-carnavalesco do bloco Timbus de Boa Viagem, concentrado no Bar do Seu Lunga, em Setubal. Foi uma animação total que rolou por toda a tarde, ao som de uma afinada banda de frevo. No espaço do Seu Lunga a frevança tomou conta, fazendo Vera sair no passo do frevo com todo o ritmo, acompanhada por integrantes de sua equipe de trabalho, amigos e simpatizantes de sua atuação como Vereadora da Saúde.

Vera Lopes, mesmo com esse clima carnavalesco, não deixou de dar plantões em vários hospitais como pediatra. Ela divide bem o tempo, não deixando de programar-se para os próximos eventos do Carnaval de 2011. No sábado, dia 26, a vereadora se fez presente, com todo passo, no Baile Municipal, fazendo questão de mostrar que, na folia de Momo, todos ficam iguais diante do frevo, esquecendo-se, por um momento, das diferenças entre governistas e oposicionistas.

Com esse espírito, Vera Lopes subiu ao camarote do prefeito João da Costa e vibrou com a maior festa popular pernambucana e brasileira. E olhem que vem mais animação por aí. Vera está preparada e saudando o carnavalesco povo recifense.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SAÚDE

UMA EM CADA QUATRO MULHERES

RELATA MAUS TRATOS DURANTE PARTO

Chorando em um hospital, agulhada pelas dores das contrações do parto, mulheres brasileiras ainda têm de ouvir maus-tratos verbais como: "Na hora de fazer não chorou, não chamou a mamãe. Por que tá chorando agora?".

Uma em cada quatro mulheres que deram à luz em hospitais públicos ou privados relatou algum tipo de agressão no parto, perpretada por profissionais de saúde que deveriam acolhê-la e zelar por seu bem-estar. São agressões que vão da recusa em oferecer algum alívio para a dor e xingamentos até gritos e tratamentos grosseiros com viés discriminatório.

Os dados integram o estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado", realizado em agosto de 2010 pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc e divulgado agora. A Folha obteve com exclusividade o capítulo "Violência no Parto", que pela primeira vez quantificou à escala nacional, a partir de entrevistas em 25 unidades da Federação e em 176 municípios, a incidência dos maus-tratos contra parturientes. ( Informações da Fundação Perseu Abramo e Sesc )


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DENÚNCIA NO PLENÁRIO

A SITUAÇÃO DO SAMU É DE FAZER CHORAR!
 
A situação em que se encontra a frota de ambulâncias do Samu foi motivo para a vereadora Vera Lopes ocupar a tribuna da Cãmara no pequeno expediente, na sessão desta quarta-feira dia 23. Seu pronunciamento teve por base aquilo que assistiu na manhã de segunda-feira, quando iniciava seu plantão na Maternidade Helena Moura. "É de fazer chorar!!!, e não é uma marchinha de carnaval.", admirou-se Vera Lopes, ao dizer que, logo ao chegar na maternidade, às 06h30, viu três ambulâncias do Samu perfiladas na área de estacionamento do hospital.
 
A vereadora soube que aqueles veículos tinham sido trazido às pressas para se esconderem dos jornalistas que faziam uma reportagem, para a Globo Nordeste, sobre a má situação da frota do Samu. "Vejam só, aquelas ambulâncias estavam se escondendo!", denunciou Vera Lopes, acrescentando que essa manobra foi feita em prejuizo da população, sem assistência hospitalar e sem transporte até as casas de saúde.
 
"Vejam, é de fazer chorar a justificativa dada pela direção do Samu para aquelas ambulâncias imobilizadas no pátio. Os responsáveis por essa situação afirmaram que as ambulâncias estavam alí, paradas, para fazer pernoite!", espantou-se Vera Lopes, vereadora que luta pela saúde da população do Recife.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

FLAGRANTE NO PLANTÃO

FROTA DO SAMU ESTÁ AOS PEDAÇOS

 

Quando dava plantão, nesta terá-feira dia 22, no Hospital Helena Moura, a pediatra e vereadora Vera Lopes ficou espantada com o que viu. Eram 18h30 quando entraram, no pátio do hospital, três viaturas do SAMU, estacionando em paralelo, mas sem trazerem pacientes. Essas ambulâncias não estavam atendendo a população, mas sim sendo trazidas para um canto do estacionamento porque estavam – e estão – com defeito e postas fora de circulação. Não se sabe até quando ali ficarão.

 

Segundo Vera Lopes, em muitas unidades de saúde isso está acontecendo todo dia. Sabendo desse caos, uma equipe jornalística da Globo Nordeste chegou ao Helena Moura às 08h do dia seguinte, quando Vera Lopes ainda estava dando plantão. Os jornalistas constataram ter sido ali criado um verdadeiro depósito de ambulâncias estragadas.

 

De sua parte, Vera Lopes, como médica pediatra e plantonista, cobra das autoridades medidas para que o atendimento à população seja imediato, recuperando a capacidade de fazer socorro imediato a quem precisa.

COBRANÇA JUSTA

VERA LOPES FAZ EXIGÊNCIA

EM FAVOR DA MOBILIDADE

 

O técnico da Prefeitura, Milton Botler, fez uma segunda exposição, no plenário da Câmara Municipal, sobre os planos oficiais para garantir o fluxo e mobilidade do trânsito na cidade. A vereadora Vera Lopes participou do debate de Botler com os vereadores, e deu o toque crítico apontando a situação crítica nas ruas e avenidas. Ela repeliu a exposição somente técnica e fora da realidade do dia-a-dia da população.

 

"Essa explanação é muito sonhadora, mas no nosso trânsito quase não dá mais para dirigir. Na sexta-feira  passada, dia 18, chegou a haver um engarrafamento gigantesco simplesmente por causa da formatura de novos policiais no quartel do Derby. São necessárias medidas urgentíssimas da CTTU para melhorar a mobilidade no trânsito da cidade". Esta empresa está com um efetivo de guardas de trânsito muito reduzido.

 

Para a vereadora, são necessárias soluções imediatas, inclusive porque no Recife também acontecerão os jogos da Copa do Mundo em 2014, com a presença de muitos visitantes de outras capitais e países e aumento do fluxo de veículos. "O projeto Via Mangue está lá, atolado, enquanto pela cidade o povo sofre com as perdas na economia, na saúde, nos serviços etc", assinalou Vera Lopes.

 

Como resposta, o técnico Milton Botler garantiu que estão sendo feitas novas contratações para aumentar o efetivo de guardas da CTTU. E disse que está descartada a solução do rodízio de placas para diminuir a frota em circulação diária. Por que? Porque não deu certo no Rio e em São Paulo. Diante dessa crise nas ruas do Recife, Vera Lopes continuará cobrando soluções pelo bem-estar da população.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CARNAVAL PRA VALER!

TODA ANIMAÇÃO NA TROÇA

DO BLOGUEIRO JAMILDO MELO

 

Disposta a dar o maior apoio à animação nesta fase de pré-carnaval, a vereadora Vera Lopes aceitou de imediato o convite do jornalista Jamildo Melo e integrou o bloco "Se bobear, eu enterro!", organizada pelo blog do jornalista e pelos membros da Associação dos Veteranos do Basquete Pernambucano. Por aí dá para entender direitinho essa conversa de "enterrar", ou seja, colocar a bola no cesto de basquete com toda força, como fazem os craques.

 

A concentração da troça pré-carnavalesca aconteceu a partir do meio dia deste sábado, dia 19, no bar Bodega da Gente, na Rua da Hora (Espinheiro), a partir das 12h. Na chegada, a vereadora saudou a todos os membros da troça e os 10 integrantes da orquestra de frevo, que animou a festa o tempo todo. Jamildo deu um grande abraço em Vera Lopes. Na maior animação da frevança, Vera adquiriu várias camisas da troça e abraçou outros políticos presentes: Terezinha Nunes , do PSDB, Daniel Coelho, do PV,  e outros.

 

Alegre e carnavalesca, a vereadora irá participar de outras concentrações pré-carnavalescas, a exemplo da que está sendo organizada pelo jornalista Robson Sampaio, o bloco Timbus de Boa Viagem. E haja animação popular!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SAÚDE

ANVISA APROVA CINCO NOVOS

MEDICAMENTOS GENÉRICOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a entrada de cinco novos medicamentos genéricos no mercado. Os genéricos aprovados foram a dacarbazina, usada contra o câncer; a entacapona, utilizada no tratamento do mal de Parkinson; a rosuvastina cálcica, para diminuir o colesterol; a quetiapina, prescrita em casos de esquizofrenia e o tenofovir, contra aids e hepatite B.

Com a liberação da agência reguladora, o Ministério da Saúde anunciou a produção de 9 milhões de comprimidos do genérico do tenofovir, fabricados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O primeiro lote deve ser produzido a partir do próximo mês. Cerca de 64 mil pessoas com aids usam o medicamento no país. O ministério prevê ainda uma economia de R$ 80 milhões por ano.

Os genéricos são mais baratos que os remédios de marca em pelos menos 35%. Eles possuem o mesmo princípio ativo do medicamento de referência, inclusive dose e fórmula farmacêutica. A Anvisa informou que a autorização atende à política de priorizar o registro de medicamentos que ainda não têm genérico ou apontados como prioridade pelo Ministério da Saúde. Nos últimos nove anos, a agência reguladora autorizou, em média, 300 registros de genéricos por ano. ( Informações da Agência Estado)


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DEFESA DA SAÚDE

COMISSÃO VAI VISTORIAR

POLICLÍNICAS E  PSF's

Comissão vai vistoriar policlínicas e PSF's

A Comissão de Saúde da Câmara, instalada na manhã desta quinta-feira, 17, elegeu as prioridades para este primeiro semestre. Os vereadores pretendem realizar visitas periódicas às unidades municipais de saúde para verificar as condições de trabalho e a qualidade do atendimento à população. O vereador Luiz Eustáquio (PT) foi eleito presidente da comissão que terá a Dra. Vera Lopes como vice-presidente. O vereador Vicente André Gomes (PC do B) é membro efetivo. Jadeval de Lima (PTN) e Rogério de Lucca (PSL) são os suplentes da comissão.

Outro objetivo da comissão será participar da Conferência Municipal de Saúde marcada para este semestre. "Nosso desafio é poder discutir a política de saúde do município. Nós vamos participar ativamente dessa discussão", disse Luiz Eustáquio, que também quer incluir na pauta da comissão grandes temas como o combate à dengue. O vereador já marcou para 17 de março uma audiência pública para debater o risco de epidemia da doença este ano no Recife.

 

A vereadora Dra. Vera Lopes é médica pediatra, trabalha no PSF, na urgência do Hospital da Unimed Recife, no plantão do Hospital Helena Moura e é diretora médica do Hospital Memorial do Recife. A parlamentar que conhece de perto a realidade dos médicos está preocupada com o esvaziamento da rede municipal de saúde provocada pela defasagem salarial. "Nossos médicos estão deixando as policlínicas e PSF's da prefeitura, porque nas UPA's a remuneração é mais atrativa". ( Informações e foto do site da Câmara Municipal )

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SOB INVESTIGAÇÃO


DENÚNCIAS DA OPOSIÇÃO JÁ

ESTÃO NO TRIBUNAL DE CONTAS

Os vereadores Priscila Krause, Vera Lopes e Marcos Menezes protocolaram no TCE uma denúncia contra a Fundação de Cultura da Cidade do Recife por suposta prática de irregularidades num processo licitatório para confecção de lonas impressas.

Eles foram recebidos pela presidente do órgão, em exercício, Teresa Duere, que imediatamente os encaminhou para o conselheiro Severino Otávio que é o relator das contas da capital do exercício financeiro de 2011.

Severino Otávio recebeu os documentos dos vereadores e os enviou para tramitação, determinando em seguida que fosse expedido um ofício à Fundação solicitando uma série de informações a respeito da licitação que ensejou a denúncia.

Antes dos vereadores, ele já havia recebido em seu gabinete a presidente da Fundação, Luciana Félix, e o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Ricardo Soriano, que se colocaram à disposição do TCE para prestar todas as informações sobre o processo licitatório que os vereadores da Oposição consideram irregular.

Segundo a vereadora Priscila Krause, teria havido um superfaturamento na compra das lonas da ordem de 716%, dando um prejuízo aos cofres públicos  aproximado de R$ 3,2 milhões. ( Do blog de Jamildo )

TRÂNSITO DO RECIFE

VERA LOPES VISITA A CTTU E ABRE

A DISCUSSÃO SOBRE O CAOS NO TRÂNSITO

O caos no trânsito do Recife chegou a tal ponto que agora já é tema colocado em discussão pela vereadora Vera Lopes na Câmara Municipal. Para ver o tamanho do problema, a vereadora teve uma audiência, nesta terça-feira, com a presidente da CTTU  ( Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife ) Maria de Pompeia, e soube das limitações extremas com que esta empresa municipal vem enfrentando o problema. O efetivo total dos agentes de trânsito, hoje, é de apenas 297, mas só 100 deles estão nas ruas, porque a maior parte está de férias ou licença.

A diretora da CTTU garantiu à vereadora que, em dois meses, será publicado um edital de concurso para contratação de mais agentes. A vereadora, sabendo essa limitação do efetivo, a saída é a realização de concurso público imediato. Enquanto isso, nem a operação Volta às Aulas, iniciada no dia 1 de fevereiro, consegue ser realizada como deve. É feita em dias e horários alternados. Com isso, a segurança nas ruas está seriamente comprometida, constata Vera Lopes. Alem disso, ao ser indagada sobre a possibilidade de a CTTU aplicar o sistema de rodízio no trânsito do Recife (proibição da presença de 20% de veículos, diariamente, nas ruas e avenidas, alternadamente conforme o número final da placa do veículo), a presidente da CTTU disse que para o Recife esta solução está descartada.

Por que?  Porque, para o Recife, seria um paliativo, apenas. Com a alternância, São Paulo e Rio de Janeiro não resolveram o caos no trânsito.

A vereadora quis saber se a CTTU pensa em aplicar recursos oriundos das multas para promover a educação de trânsito nas escolas, em nome da formação dos futuros cidadãos. A presidente da Companhia concordou que isso é necessário e que é preciso investir muito mais daqui para frente. Vera Lopes se colocou à disposição da Companhia para ser a ponte entre a CTTU e as escolas municipais. 

Entre as intervenções ainda a serem feitas pela CTTU, segundo a presidente Maria de Pompéia, está a de acabar com todos os retornos diretos da avenida Agamenon Magalhães ( curvas de retorno ), com exceção do retorno que atende o ingresso e saída do Hospital da Restauração. Outra intervenção em estudo é no trânsito de Boa viagem. A CTTU pretende alterar a faixa de ônibus na pista esquerda da avenida Domingos Ferreira. Essa intervenção será feita só depois que estiver concluída a Via Mangue, adiantou a presidente da CTTU.

 

 

 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PELOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

A vereadora Vera Lopes denunciou - novamente ontem, dia 14, no plenário da Câmara - a Prefeitura por atrasos no pagamento dos prestadores de serviços. Segundo a vereadora, os funcionários da empresa Transval receberam apenas os salários atrasados, mas continuam sem receber benefícios como vale-transporte e vale-refeição. Estes trabalhadores estiveram na Câmara ontem, 2a. feira, para denunciarem o descumprimento do que a PCR garantiu. Isso desmente a promessa feita há uma semana pela PCR de que pagaria tudo que estivesse atrasado.
 
Vera lopes disse também que a prestadora de serviços não paga porque não recebe o repasse da Prefeitura. "Não é possível que estes funcionários não tenham seus direitos trabalhistas assegurados!". Lembrou que a promessa feita quando da visita dela à Prefeitura, junto com os trabalhadores, foi feita por mais de um secretário. Os dias se passaram e só os salários atrasados foram pagos.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

BELA FESTA DE FORMATURA


NOVAS TURMAS ESPECIALIZADAS RECEBEM
DIPLOMA EM FESTA PROMOVIDA PELA FAV

A vereadora Vera Lopes foi uma das convidadas especiais para o ato festivo de formatura da 22a. turma especializada em oftalmologia  pela Fundação Altino Ventura. O ato aconteceu na casa de recepções Arcádia Boa Viagem na noite desta sexta-feira (dia 11), sob a coordenação do técnico em eventos, Tércio Donato. Ao chegar à festa, Vera Lopes - que é médica formada em 1975 - teve as boas vindas dos herdeiros de Altino Ventura, o casal Ronald e Liana Ventura. Em seguida, recebeu um abraço da primeira dama do Estado, Renata Campos, que também prestigiou a formatura.

O que chamou muito a atenção dos presentes foi a dimensão nacional das turmas de formandos da FAV, com novos especialistas originários de São Paulo, Bahia, Sergipe e outros estados. O ato concedeu também diplomas para a 16a. turma de superespecialização pós graduada, a chamada Felowship. Vera Lopes fez questão de lembrar que o Recife transformou-se no segundo mais importante polo médico do país, "pois cresce cada vez mais e já atrai profissionais médicos de outros estados". Essa realidade é comemorada por ela e por todos os integrantes da Fundação Altino Ventura. 

ESCOLA

O prefeito João da Costa aceitou a sugestão da vereadora oposicionista Vera Lopes ( PPS) e a educadora Maria das Dores Muniz será nome da próxima escola municipal a ser inaugurada pela PCR.  Ela faleceu em 2010, aos 94 anos, e foi fundadora do Instituto Santa Maria - referência na qualidade educacional de Pernambuco - em 1956. O projeto de lei da Vereadora pede que a nova escola da rede municipal repita o mesmo padrão didático do Santa Maria. ( Por Robson Sampaio, da coluna Folha da Cidade - Folha de Pernambuco )

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SEGUINDO UM EXEMPLO


UMA IDÉIA MAIS DO QUE JUSTA
 
O prefeito João da Costa gostou da idéia da vereadora oposicionista Vera Lopes ( PPS), pela qual deverá se chamar Educadora Maria das Dores Muniz a próxima escola municipal a ser inaugurada pela Rede Municipal de Ensino. Essa educadora, falecida no fim de 2010 aos 94 anos, foi fundadora do Instituto Santa Maria - referência na qualidade educacional de Pernambuco- em 1956. O projeto de lei da Vereadora pede que a nova escola da rede municipal repita o mesmo padrão didático do Santa Maria, que é um sucesso.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SAÚDE

VEREADORA DENUNCIA FALTA DE

MÉDICOS NO HOSPITAL GERAL DE AREIAS

POSTADO ÀS 11:19 EM 10 DE Fevereiro DE 2011

Uma manifestação marcou a manhã de hoje no Hospital Geral de Areias. Vera Lopes (PPS) participou do ato que alertava sobre a precariedade do atendimento aos pacientes, que sofrem com a falta de médicos de várias especialidades. "Não existem médicos nos plantões. Faltam funcionários, pessoal de apoio, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e também cardiologistas, psiquiatras e fisioterapeutas. Até os sete cirurgiões que trabalhavam lá no ano passado foram deslocados para o Hospital da Restauração. O paciente que chega com um corte simples não pode ser atendido".

A vereadora reforçou a necessidade de descentralizar o atendimento à Saúde no Estado, desafogando a emergência do HR. "Esta sobrecarga é porque as outras emergências, que servem de apoio para os atendimentos de média complexidade não estão funcionando".

Em conversa com a diretora da unidade, Vera Lopes apurou que há apenas um médico no plantão da emergência e os outros estão sendo contratados por empenho. De acordo com a vereadora, apenas um concurso público para novas contratações de profissionais resolveria o problema do hospital

Postado por Ana Laura Farias, do Blog do Jamildo

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

AÇÃO PELA SAÚDE


VERA APOIA MOBILIZAÇÃO EM FAVOR
DE MELHORIAS NO HOSPITAL GERAL DE AREIAS
 
A situação caótica em que está o Hospital Geral de Areias (HGA) está causando revolta entre os servidores desta unidade de saúde. Como médica em atividade, a vereadora Doutora Vera Lopes, está sensibilizada com essa situação, o que a fez unir-se à mobilização dos enfermeiros e demais atendentes em ato público organizado e realizado pelo Sindicato dos Servidores da Saúde na manhã de hoje, quarta-feira dia 9, em frente ao HGA. Os servidores - integrando o Conselho Gestor da unidade - e a vereadora denunciaram que há o propósito do Governo do Estado em fechar o HGA e jogá-lo para a responsabilidade da Prefeitura do Recife.
 
Nesse impasse, segundo Vera Lopes, diminuiu muito o quadro de médicos na unidade. Agora estão faltando psiquiatras, neurologistas, cirurgiões,  geriatras e médicos de outras especialidades. Vera foi incisiva na sua fala durante o ato de protesto "Exigimos medidas para que o Hospital Geral de Areias seja preservado e seu atendimento melhorado. Os idosos, por exemplo, estão relegados ao esquecimento, pois não há mais getiatras".
 
Lembra que o HGA, nos seus bons tempos, chegou a fazer 6 mil consultas em ambulatório, 7,5 mil na emergência e 1 mil na urgência odontológica. Esse atendimento pleno acabou, pois a Secretaria de Saúde não mais garante essa plenitude no atendimento", como denunciou, durante o ato, a coordenadora do Conselho Gestor, Ester Maria da Silva.
 
Ao final da mobilização em frente ao hospital, Vera Lopes conseguiu ser recebida pela diretora do HGA, a médica Ivete Amaral, que ouviu as reivindicações, em nome dos servidores e da população de Areias, feitas pela vereadora. A diretora mostrou para Vera Lopes todas as dependências do HGA e admnitiu que, de fato, a unidade precisa contratar mais profissionais para melhorar o atendimento.





AÇÃO PELA SAÚDE


VERA APOIA MOBILIZAÇÃO EM FAVOR
DE MELHORIAS NO HOSPITAL GERAL DE AREIAS
 
A situação caótica em que está o Hospital Geral de Areias (HGA) está causando revolta entre os servidores desta unidade de saúde. Como médica em atividade, a vereadora Doutora Vera Lopes, está sensibilizada com essa situação, o que a fez unir-se à mobilização dos enfermeiros e demais atendentes em ato público organizado e realizado pelo Sindicato dos Servidores da Saúde na manhã de hoje, quarta-feira dia 9, em frente ao HGA. Os servidores - integrando o Conselho Gestor da unidade - e a vereadora denunciaram que há o propósito do Governo do Estado em fechar o HGA e jogá-lo para a responsabilidade da Prefeitura do Recife.
 
Nesse impasse, segundo Vera Lopes, diminuiu muito o quadro de médicos na unidade. Agora estão faltando psiquiatras, neurologistas, cirurgiões,  geriatras e médicos de outras especialidades. Vera foi incisiva na sua fala durante o ato de protesto "Exigimos medidas para que o Hospital Geral de Areias seja preservado e seu atendimento melhorado. Os idosos, por exemplo, estão relegados ao esquecimento, pois não há mais getiatras".
 
Lembra que o HGA, nos seus bons tempos, chegou a fazer 6 mil consultas em ambulatório, 7,5 mil na emergência e 1 mil na urgência odontológica. Esse atendimento pleno acabou, pois a Secretaria de Saúde não mais garante essa plenitude no atendimento", como denunciou, durante o ato, a coordenadora do Conselho Gestor, Ester Maria da Silva.
 
Ao final da mobilização em frente ao hospital, Vera Lopes conseguiu ser recebida pela diretora do HGA, a médica Ivete Amaral, que ouviu as reivindicações, em nome dos servidores e da população de Areias, feitas pela vereadora. A diretora mostrou para Vera Lopes todas as dependências do HGA e admnitiu que, de fato, a unidade precisa contratar mais profissionais para melhorar o atendimento.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

EM FAVOR DA POPULAÇÃO

 
VERA LOPES DENUNCIA O CAOS NO TRÂNSITO
 
O ingressso de pelo menos cinco mil novos carros no trânsito do Recife, nos últimos meses, não vem sendo acompanhado por medidas eficientes da CTTU para evitar o caos nas ruas da cidade. Essa situação fez com que a vereadora Vera Lopes (PPS ), que dirige automóvel, ocupasse a tribuna da Câmara Municipal, na sessão plenária de hoje, dia 8, para denunciar a lentidão e até paralização do trânsito recifense na maior parte do dia. "É impossível se locomover. Não vemos um único guarda de trânsito da CTTU nas ruas!!! ", denunciou a vereadora. 
 
Essa situação, notou Vera Lopes, está trazendo prejuízo para a economia da cidade e para a saúde da população. "Por causa da demora no atendimento em razão do caos no trãnsito, muitas mulheres grávidas não conseguem seratendidas em tempo. muitas delas estão parindo sozinhas". 
 
Vera Lopes pediu que a Casa realize uma audiência pública para que esta situação seja tratada na Câmara. E indagou: "Em que situação estaremos em 2014, quando da realização da Copa do Mundo no Brasil?". Ela sugeriu, como membro do Legislativo municipal, que uma comissão de vereadores faça uma visita à CTTU para ver o que está acontecendo.
 
"Será que os guardas, em vez de estar nas ruas, estão ocupados em outros serviços, como servir cafezinho? Entra diretor, sai diretor e só vemos mesmo prejuízo para a saúde e economia de nossa população!!!", acusou a vereadora Vera Lopes. Ao final de seu protesto, o líder do governo, vereador Josenildo Sinésio (PT) foi à tribuna para tentar explicar o que a PCR está fazendo para organizar o trânsito. Em seguida, o vereador Eduardo Marques (PTB), que presidia a Mesa dos trabalhos, anunciou que a Câmara irá, de fato, convocar uma audiência pública e uma comissão para visitar a CTTU.
 
 

POLÍTICA

A FACE ENRUGADA DO GOVERNO QUE JÁ NASCEU VELHO

O Dicionário da Língua Portuguesa/Acordo Ortográfico informa que apagão quer dizer "interrupção provisória do fornecimento de eletricidade a uma dada região". Na madrugada de sexta-feira, oito Estados do Nordeste atravessaram a madrugada na escuridão. Houve um apagão, certo?

Errado, repetiu nesta segunda-feira o ministro Edison Lobão. Cabelos e sapatos engraxados com igual capricho, voz de apresentador de circo, o canastrão maranhense recitou a fala que lhe coube no ato mais recente da ópera dos farsantes: "Não houve apagão. Houve interrupção provisória de energia elétrica". Quer dizer: embora tenha ocorrido seu significado, o substantivo não aconteceu.

O que ainda esperam os jornalistas para atirar pilhas de dicionários sobre a figura bizarra?, estaria perguntando Nelson Rodrigues. O que há com a imprensa que finge enxergar um ministro de Minas e Energia onde só existe o capataz do latifúndio mais produtivo da capitania explorada pela Famiglia Sarney?

Num país sério, um Lobão seria despejado do gabinete no meio da primeira frase cretina. No Brasil da Era da Mediocridade, é outro reincidente sem medo ─ e cada vez mais atrevido. Já não gagueja quando conta que, entre tantos assombros, o apagão foi expulso do país por Lula e proibido definitivamente por Dilma de dar as caras por aqui.

Submisso a todos os governos desde que se apaixonou pela ditadura militar, Lobão estreou no papel de doutor em eletricidade em novembro de 2009, escalado por Lula para justificar o blecaute que afetou metade do Brasil. Numa entrevista coletiva inverossímil, surpreendeu a nação com a versão espantosa: ocorrera apenas a paralisação da usina de Itaipu, provocada por trovões que ninguém ouviu e raios que não caíram.

Até então preocupada só com a própria imagem, a candidata que foi ministra de Minas e Energia entre 2003 e 2005 enfim se animou a entrar no picadeiro. "Nós também temos uma outra certeza de que não vai ter apagão", declamou. E o apagão da véspera?, intrigou-se uma jornalista. "Não confunda apagão com blecaute, minha filha", irritou-se Dilma Rousseff. Outra que merece uma tempestade de dicionários. Não sabe que apagão e blecaute são sinônimos. Ou finge não saber, o que é a mesma coisa.

"Apagão foi o do Fernando Henrique", ensinou. Errou de novo. Em 2001, o que houve foi racionamento de energia, decretado para evitar um grande e demorado apagão.

Ao compreender que a insuficiência de água nos reservatórios, a falta de chuvas e a escassez de investimentos se haviam conjugado para levar o sistema à beira do colapso, FHC fez um corajoso pronunciamento em rede nacional de TV.

Reconheceu os erros cometidos, não se intimidou com o desgaste político resultante do racionamento, transformou a questão em prioridade absoluta e encarregou uma força-tarefa da busca de soluções. Entregou a Lula um país iluminado. O sucessor repassou-o na penumbra. ( Do Blog de Augusto Nunes )

PREVENÇÃO

PF INICIA PALESTRAS COM PAIS
PARA PREVENIR PEDOFILIA NA INTERNET
 
A Polícia Federal (PF) realiza nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Internet Segura, as duas primeiras palestras do ano, com pais e alunos de dois colégios da Região Metropolitana do Recife, tendo como objetivo a instrução efetiva das condutas de segurança necessárias para evitar que os jovens sejam vítimas de possíveis abusadores na web.

Além de descrever o perfil do pedófilo, os agentes da instituição vão apontar comportamentos de uso da internet das crianças que podem ser consideradas vulneráveis a este tipo de ação. Serão 700 vagas no Colégio Motivo, em Boa Viagem, no Recife, e outras 900 na Escola Municipal Professor Antonio Benedito da Rocha, no Cabo de Santo Agostinho, divididos em dois horários, às 8h e às 14h. "Este tipo de iniciativa será realizada sempre que houver necessidade, basta que a escola ou empresa que queira receber a ação encaminhe um ofício à PF e entre em contato pelo telefone 2137-4076 para realizar o agendamento", garantiu o chefe de comunicação da instituição, Giovani Santoro.

De acordo com a Associação Italiana para a Defesa da Infância e o FBI, o Brasil movimenta cerca de R$ 4 milhões por ano no mercado negro de pornografia infantil. No mundo, esse montante chega até 10 bilhões de dólares. Ao todo, mais de 220 milhões de crianças e adolescentes sofreram algum tipo de violência sexual, física ou virtual. Apenas no país, uma criança é violentada a cada oito minutos.

Como agem – Entender os meios de abordagem de um pedófilo é, talvez a forma mais eficiente de evitar que seu filho seja vítima de algum problema do gênero. Segundo o perfil traçado pela Polícia Federal, 99% dos casos são realizados por homens, de 25 a 35 anos, que se aproximam das crianças por meio de seus interesses divulgados na internet.

Mesmo contra as estatísticas, o jovem MHF, estudante do 9º ano e morador de Casa Caiada, em Olinda, também foi vítima de abordagens de potenciais pedófilos, mas em um ambiente em que está ainda mais vulnerável. A suposta mulher de 35 anos começou a conversar com ele enquanto ele participava de um jogo de guerra online, que permite interação entre os jogadores, que, normalmente, também se adicionam no MSN Messenger. "Ela perguntava de quais outros jogos eu gostava e o que eu gostava de fazer. Depois, perguntou se eu tinha namorada ou se poderia sair com ela, então disse que precisava ir embora e a bloqueei", lembra.

Casos do gênero acabam sendo recorrentes em redes de relacionamento, como o Orkut, em que os interesses da criança ficam expostos em comunidades e há uma postagem impensada de fotografias. Não se deve, em hipótese nenhuma, deixar o álbum das crianças abertas ao público, mas restrito aos conhecidos. Mesmo assim, é necessário não postar fotos em que elas apareçam com as fardas do colégio ou em frente a residências ou carros da família, que ajudem a localizar o endereço. "O problema é que, de posse de mais informações pessoais, esses criminosos passam a convencê-las a confiar na pessoa e acabam se exibindo em webcam, por exemplo. A partir daí, eles as ameaçam com a postagem do material na rede ou mesmo dizendo que vai contar tudo aos pais da criança", alerta Giovani Santoro.

Segundo pesquisa da Trend Micro, empresa de segurança em informática dos Estadus Unidos, em todo o mundo o comportamento dos pedófilos se repete quanto à abordagem. Para se ter uma ideia, entre as frases mais utilizadas durante a conversa inicial com a criança estão 'Onde fica o computador em casa?', 'Qual sua banda/filme favorita(o)?', 'Eu conheço alguém que pode transformar você em modelo' e 'Você parece triste, o que aconteceu?'. "Todas essas frases são formas de se tornar mais próximo, amigo da criança e envolvê-la emocionalmente. Por isso, é preciso haver bastante conversa entre pais e filhos para que ao menor sinal de conversa com um estranho, haja uma supervisão de perto", conclui Santoro. ( Do Diariodepernambuco,.com.br )

 (

CIÊNCIA E VIDA

DESCOBERTA FACINA PARA

TODOS OS TIPOS DE GRIPE

Cientistas da Universidade de Oxford testaram com sucesso uma vacina universal contra a gripe que é capaz de funcionar para todas as cepas conhecidas da doença. O feito foi divulgado domingo pelo jornal britânico The Guardian. A técnica utiliza uma parte diferente do vírus da gripe, que não sofreria mutações. Com isso, não são necessárias reformulações todos os anos, para que o produto aja sobre os vírus mais prevalentes daquele momento.

O trabalho foi liderado pela pesquisadora Sarah Gilbert, do Instituto Jenner, de Oxford. O grupo procurou estudar proteínas que estão dentro do vírus, em vez das localizadas na sua capa externa, mais sujeitas a mutações. Com isso, seria possível prevenir diferentes pandemias, como a da gripe suína, sem precisar de atualizações periódicas.

Uma vacina universal proporcionaria economia de tempo e dinheiro. "O problema com a gripe é que você tem muitas cepas diferentes, que estão sempre mudando", disse ao The Guardian o diretor do Instituto Jenner, Adrian Hill. Ele explica que muitas vezes não se consegue produzir uma imunização rapidamente. Para fazer uma vacina sazonal são necessários pelo menos quatro meses de pesquisa.

Enquanto as vacinas tradicionais fazem o organismo produzir anticorpos, o processo desenvolvido no Jenner faz aumentar o número de células T, que identificam e destroem células contaminadas pelo vírus. Nos testes, o produto foi aplicado em 11 voluntários saudáveis que foram posteriormente infectados, ao lado de 11 voluntários não vacinados. Os vacinados se mostraram muito mais resistentes aos vírus. Agora o instituto está testando a resposta de pacientes com mais de 50 anos, que nem sempre alcançam bons resultados nas campanhas de imunização tradicionais. ( Do JC Online )

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CAMINHO CERTO


POSTURA DE VERA É EXEMPLO PARA OPOSIÇÃO

A força com que a vereadora Dra. Vera Lopes está imprimindo neste início de nova legislatura está plenamente de acordo com o que vêm aconselhando importantes líderes no país, a exemplo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Vera Lopes não só vem apontando as falhas da atual administração municipal. Ela faz questão de se mobilizar pela cidade e ir buscar soluções, a exemplo de sua incursão ao prédio da PCR junto com os trabalhadores de empresas terceirizadas, os quais estão exigindo serem respeitados num direito fundamental: receberem em dia tudo o que têm direito, a exemplo de salários, férias, horas extras etc.

Vejam a semelhança dessa postura com a que FHC vem pregando. Aliás, é uma postura igual à que o presidente nacional do PPS e deputado federal Roberto Freire vem tendo como oposicionista de primeira linha. O texto divulgado hoje, dia 6, pelo site do IG, reitera essa postura. Vejam só a abertura do texto:

Para evitar que o governo do PT e seus aliados continuem "na toada" de tomar a propaganda por realização, a oposição precisa falar "e falar forte", sem medo e sem se perder em "questiúnculas internas", recomenda hoje em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Há que mexer no desagradável", desafia FHC.

O texto, com o título "Tempo de Muda", compara o momento de início de ano, com nova presidente empossada e novo Congresso Nacional, com a hora da "troca de animais cansados por outros mais bem dispostos e de plantas que saem de vasos para florescer em terra firme". Mesmo com essa renovação, alerta, o Brasil é o de sempre, com seus êxitos, lacunas e aspirações.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

APAGÃO


SERÁ QUE NÃO FOI PROPOSITAL?

Em meio à acirrada disputa - até briga - pelo controle político da Chesf, os disputantes (entre eles o governador Eduardo Campos e seu grupo), está sendo levantada uma hipótese assustadora para explicar o apagão ocorrido na região Nordeste na noite da última quinta-feira dia três. A tal falha técnica no sistema energético nordestino - que atingiu oito estados - teria sido proposital, provocada por setores políticos que desejam tirar o controle da Chesf das mãos do governador pernambucano, já que atualmente a direção desta empresa está nas mãos de Dilton da Conti, do PSB eduardista.

Decidido a manter sob controle a empresa, o governador está apresentando à presidente Dilma Roussef o seu secretário de Recursos Hídricos, João Bosco Almeida, que tem total apoio do PSB, para suceder Dilton. Qual é a estratégia? Manter sob controle essa empresa gigante e politicamente decisiva, com vistas a chegar ao poder nacional nas eleições de 2014. O medo do governador está sendo a fúria com que Dilma está trocando gente nos postos da rede nacional de energia elétrica. Ela é imprevisivel e incontrolável. Nessa bronca, ele pode acabar perdendo o controle da empresa.

Diante disso, tenta mantê-la nas mãos, como se administrasse um principado dos tempos da monarquia. É claro que os concorrentes - entre eles os petistas - estão prontos a acabar com essa dominação do PSB sobre a Chesf. Nessa disputa, parece que tudo está em jogo, até a vida das pessoas. Afinal, quem prova o contrário? Ou seja, que esse apagão não foi proposital, fruto de uma disputa pelo poder? ( Comentário do jornalista Sérgio Augusto Silveira, deste Blog )

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

BOA DICA DE SAÚDE



 
USE O ÔMEGA 6 A SEU FAVOR
  
Muito se fala nos benefícios do ômega 6, mas o seu consumo é pequeno para os ganhos que ele pode trazer ao organismo humano. O uso regular na dieta ajuda a prevenir a pressão alta, combate os excessos de colesterol e de glicose e, nas mulheres, ainda ajuda a amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

O ômega 6, ácidos graxos poli-insaturados essenciais em inúmeros sistemas do corpo humano, são encontrados em óleos vegetais, como os de soja e de arroz; óleos de peixe marinho (com destaque para o salmão e o bacalhau), no azeite de oliva, nas nozes, linhaça e nos frutos do mar. Além destes alimentos, existem suplementos vitamínicos, à base de ácidos linoléico e alfa-linolênico, principais ácidos graxos, que podem ser consumidos sem prescrição médica.

A clínica geral e homeopata Andréa Paranhos Araújo, explica que o caminho feito pelo ômega 6 consumido na dieta geralmente forma substâncias anti-inflamatórias, ou seja, esses elementos funcionam para doenças como dermatite, perda de peso e diminuição da perda óssea. Já os óleos vegetais que contêm a substância, como a borragem, a groselha negra e a prímula, agem mais sistematicamente em mulheres com tensão pré-menstrual, atuando na diminuição da dor nas mamas, na redução da retenção de líquido, alterando os quadros de irritação, depressão e oscilações de humor. A médica recomenda que esses óleos sejam associados, sempre, ao magnésio, ao zinco e à vitamina B3 para obter efeitos mais interessantes.

Folha Explica

O que é:

O ômega 6 é um ácido graxo poli-insaturado essencial em inúmeros sistemas do corpo humano, como o imunológico e na regulação da pressão sanguínea.

Encontra-se:

Nos óleos vegetais (de soja e arroz), salmão, bacalhau, azeite de oliva, frutos do mar, frutas, grãos de cereais e em suplementos vitamínicos.

Benefícios:

Participa do equilíbrio hormonal e da síntese de neurotransmissores (dopamina e serotonina), melhorando os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e das alterações de humor. Tem efeito benéfico no tratamento de doenças dermatológicas, como psoríase, dermatite de contato e doenças cardiovasculares.

Tratamentos:

Além da alimentação saudável, contendo alimentos com ômega 6, há medicamentos com ácidos poli-insaturados de extrato de sementes de groselha negra e de borragem. ( Do JC Online )

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

JUSTIÇA SEJA FEITA

OPOSIÇÃO E TRABALHADORES VISITAM 
A PCR PARA EXIGIR PAGAMENTO DE ATRASADOS
 
Depois da manifestação da vereadora Vera Lopes exigindo, em plenário, que as empresas terceirizadas da Prefeitura paguem os atrasados dos trabalhadores, ontem (quinta) a oposição entrou no prédio da Prefeitura recifense, junto com os trabalhadores da Transval, para exigir o pagamento dos atrasados. Os trabalhadores estão com salários, tiquets alimentares, horas extras e férias, tudo em atraso, estão passando necessidades e esta situação fez com que Vera Lopes e um grupo de trabalhadores se reunissssem com o secretário de Governo, Henrique Leite e com o secretário de Finanças, Petrônio Magalhães. Ambos insistiram que a PCR já se entendeu com a Transval, conseguindo dela os documentos necessários para que esta possa efetuar os pagamentos. A vereadora e os empregados desta empresa dizem só crer nisso na hora em que forem pagos os atrasados.
 
Os atrasos - segundo a PCR - aconteceram porque a Transval não apresentou documentação para a atualizar do contrato de terceirização. No entanto, a oposição foi informada de que a empresa está exigindo um total quase três vezes acima do que a PCR diz ter disponível para pagar os serviços realizados. Mas, Vera Lopes insistiu, aplaudida pelos servidores: "Não quero meios termos. Precisamos ir até o fim para que todo atrasado seja pago aos servidores!".
 
Vera disse que vai continuar nessa luta, como afirmou na reunião com o secretário de Finanças, Petrônio Magalhães. Sob pressão oposiocionista e dos servidores, este garantiu que "o dinheiro já está na conta", restando à Transval apresentar a certidão CND (Certidão Negativa de Débitos). Enquanto prossegue esse impasse burocrático, a vereadora Vera Lopes e os trabalhadores continuarão se manifestando, até que todos os pagamentos atrasados sejam feitos. Como assinalou a vereadora, trata-se de uma batalha em nome da justiça social e dos direitos dos cidadãos.

COBRANÇA

Oposição cobra o pagamento de salários dos terceirizados

Oposição denuncia falta de pagamento de salários dos terceirizados

Na primeira reunião plenária do ano, na tarde desta quarta-feira, 2, a bancada de oposição na Casa cobrou do governo municipal o pagamento dos salários dos funcionários das empresas terceirizadas. A vereadora Vera Lopes disse que os trabalhadores não estão recebendo salários, férias, tíquete alimentação e vale transporte. "Eles estão impedidos de pagar suas necessidades básicas, como feira, IPTU e material escolar. O salário de dezembro até agora não foi pago. Peço ao secretário de Finanças que libere o pagamento das prestadoras".

Líder da Oposição, a vereadora Priscila Krause lembrou que desde 2010  essa questão tem sido discutida na Câmara e, até agora, sem solução. "A Casa pode ter um papel relevante na busca de uma solução definitiva. Durante todo o ano passado, chamei a atenção para a relação entre a prefeitura e a Vital Engenharia, responsável pela coleta do lixo da cidade, que não é juridicamente estável. Não tem contrato, nem licitação".

Está havendo uma estranhoeza quanto ao pagamentos das terceirizadas, como a Transval, Servite e Vital Engenharia. A oposição considera importante a vinda do secretário de Finanças a esta Casa para prestar esclarecimentos.  

Para o vereador Marcos Menezes disse que esses problemas são os reflexos da relação mal resolvida entre a Câmara e o Executivo. "Desde o ano passado queremos ser recebidos pelo Executivo e entra prefeito e sai prefeito e não somos atendidos. Não entendo que este seja um problema de um vereador em particular, mas de todos. O prejuízo é para esta Casa".

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DEPUTADO VÊ AVANÇO COM BLOCO PPS-PV

O deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG) considerou, nesta quarta-feira, um
avanço a formação do bloco parlamentar PV-PPS . Para ele, os dois
partidos têm muitos pontos em comum, inclusive no campo ideológico e
na defesa dos segmentos sociais.

"O PV vem desempenhando um papel importantíssimo pela preservação
ambiental e nós do PPS queremos formar uma agenda moderna que
contemple as reformas democráticas e o desenvolvimento sustentável do
país", disse o parlamentar, ao ressaltar a convergência das duas
legendas.

De acordo com Thadeu, a aproximação do PPS com o PV tem tudo para dar
certo, inclusive para o aparecimento de uma oposição moderna e
sintonizada com as reivindicações sociais. "A sociedade brasileira
exige posições claras e firmes na soluções dos problemas", enfatizou.

Segundo o parlamentar, as duas legendas já vêm atuando juntas em
vários estados e, inclusive, fizeram coligações nas últimas eleições.
No Congresso Nacional, respeitando-se a independência de cada legenda,
a atuação do bloco político- parlamentar será marcada por uma pauta de
propostas consensuais em todas as áreas do trabalho parlamentar. ( Por
Nadja Rocha, do site do PPS )

NOVIDADE NO CONGRESSO

ROSE, A PRIMEIRA MULHER NA MESA

Após elegerem Marco Maia (PT-RS) para a presidência da Câmara Federal,
os deputados definiram, na noite de ontem, os demais cargos da Mesa
Diretora. A novidade é que pela primeira vez a Casa vai contar com uma
representante mulher como titular. Rose de Freitas (PMDB-ES) ocupará a
primeira-vice-presidência. Ela foi eleita após ganhar uma disputa
interna do partido com outros quatro candidatos, em reunião realizada
anteontem. A deputada vai para o seu sexto mandato na Casa.

"A luta é grande e temos a responsabilidade de representar quase
metade da população brasileira. Agora estaremos na Mesa para ajudar na
construção de uma pauta positiva", afirmou Rose, depois de contar que
quando chegou ao Congresso não havia nem banheiro destinado apenas
para as mulheres.

Eduardo da Fonte (PP-PE) será o segundo-vice-presidente, acumulando a
função de corregedor. O cargo foi o único com disputa durante a
eleição de ontem. Ele concorreu com Rebeca Garcia (PP-AM). Nas demais
vagas, nenhuma surpresa: Eduardo Gomes (PSDB-TO) será o
primeiro-secretário, responsável pelas finanças da Casa; Jorge Tadeu
Mudalen (DEM-SP), segundo-secretário; Inocêncio de Oliveira (PR-PE),
terceiro-secretário e Júlio Delgado, quarto-secretário.

SUPLENTES

Nas suplências ficaram Sérgio Moraes (PTB-RS) - conhecido por dizer
que estava se lixando para a opinião pública -, Carlos Eduardo Cadoca
(PSC-PE), Geraldo Resende (PMDB-MS) e Manato (PDT-ES). As eleições na
Câmara foram tranquilas principalmente por causa de um acordo formado
entre quase todos os partidos. Durante sua campanha, Marco Maia
articulou para que os aliados ficassem com cargos de comando. ( Da
Folhapress )

CÂMARA RECIFENSE RECOMEÇA OS TRABALHOS

Sob uma atmosfera de cobranças e conciliação, a Câmara Municipal do
Recife reiniciou ontem os trabalhos legislativos empossando os
suplentes da coligação e abrindo espaço para o prefeito do Recife,
João da Costa (PT), acalmar os ânimos dos vereadores insatisfeitos com
a falta de diálogo da administração petista. Dos 37 vereadores que
exercem mandato na Câmara, apenas seis faltaram. Na lista de ausentes,
está toda a bancada do PTB (ver matéria abaixo) e ainda os dois únicos
do PSB, além de André Ferreira (PMDB), que viajou para acompanhar a
posse do irmão, Anderson Ferreira (PR), na Câmara Federal.

A vereadora Marília Arraes (PSB) afirmou que estava programada para
comparecer à cerimônia mas o voo São Paulo-Recife atrasou e, por isso,
não pôde chegar a tempo. Já o seu correligionário, João Arraes, alegou
compromissos médicos. Apesar dos faltosos, o reinício dos trabalhos da
Câmara contou com a presença de alguns políticos que não renovaram o
mandato no último pleito, a exemplo de Roberto Magalhães (DEM), André
de Paula (DEM) e Raul Jungmann (PPS), além de 11 secretários
municipais.

Na solenidade, tomaram posse os vereadores Maré Malta (PPS), Almir
Fernando (PCdoB), Rogério de Lucca (PSL) e Liberato Costa Júnior
(PMDB). O "velho Liba" foi saudado por todos que subiram na tribuna,
inclusive, pelo prefeito que o classificou de "amante da cidade". A
rodada de discursos foi aberta pelo presidente, Jurandir Liberal (PT),
que destacou a necessidade de implementar uma maior transparência nas
ações da Câmara.

Em tom de recado a João da Costa, Priscila Krause (DEM) - líder da
oposição - reconheceu a mudança de postura do prefeito e sua tentativa
de aproximação com os vereadores. "Espero que este simbolismo tenha
consequências práticas nas relações com o Legislativo, no atendimento
aos pedidos de informação, na convocação dos secretários e na não
utilização do rolo compressor da maioria governamental para aprovar
matérias que não sejam compatíveis com o interesse público",
ressaltou, sem deixar de alfinetar o petista. A democrata cobrou
também explicações sobre a retirada de R$ 5,7 milhões dos recursos
destinados ao programa Capibaribe Melhor.

Líder do governo na Casa, o vereador Josenildo Sinésio (PT) optou por
um discurso mais técnico em detrimento de uma abordagem política em
defesa da atual administração, a qual classificou de "competente" e
"arrojada". Mas, ao final de sua fala, escapou de cometer uma gafe ao
quase repetir o slogan "A grande obra é cuidar das pessoas", que foi a
marca da administração do ex-prefeito João Paulo (PT). Segundo o
presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT). "As matérias polêmicas
ficarão para a próxima semana", completou. ( Informações do Jornal do
Commercio )

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CÂMARA RECIFENSE

OPOSICIONISTAS SE REÚNEM
PARA TRAÇAR NOVAS ESTRATÉGIAS

Os vereadores oposicionistas na Câmara recifense prometeram para
amanhã, quarta, às 14h, na Casa, uma reunião com todos os
parlamentares oposicionistas, incluindo os novos empossados, para
afinar o discurso, fazer uma avaliação do período e dividir as
tarefas, com cada um (uma) dos (das) integrantes do grupo opositor ao
atual governo petista. O mote da conversa, segundo as vereadoras
oposicionistas, é identificar as áreas que cada um dos integrantes da
oposição pode atuar para usufruir ao máximo de suas potencialidades.
Vai ser mais uma conversa, de onde pretendem montar uma estratégia que
atenda as demandas da cidade.( Com informações do Blog da Folha )

ENCONTRO DELAS COM O PREFEITO

AS OPOSICIONISTAS BUSCAM O PREFEITO

No clima de reabertura dos trabalhos legislativos, foi ampla a
comunicação do prefeito João da Costa na Câmara Municipal, não só com
a bancada governista, mas também com os oposicionistas. Durante a
sessão de abertura dos trabalhos, as três vereadoras de oposição foram
designadas pela Mesa a introduzir o prefeito ao plenário. E elas
fizeram isso com a maior satisfação.

JOÃO VAI ATENDER PEDIDO DE VERA LOPES

No seu contato com o prefeito João da Costa, a vereadora Vera Lopes
aproveitou para fazer um pedido: que o prefeito atenda as
reivindicações da comunidade Entra Apulso (Boa Viagem) fazendo
intervenções para acabar com os alagamentos no local. Com as chuvas
recentes, até as casas foram invadidas. Na hora, o prefeito disse à
Vera que irá de imediato até a comunidade, ver tudo de perto e ordenar
obras necessárias. Nada de mandar subordinados. É o que vai fazer,
garantiu, independente de Vera Lopes ser aliada ou adversária. Basta
que ela vá à PCR com representantes da Entra Apulso, encontre João e
sigam todos até a comunidade. Foi o que o prefeito garantiu e Vera
disse que fará isso o mais cedo possível.